Você sabe o que é NaNoWriMo?

nanowrimoEm uma matéria interessante do jornalista e escritor DaniloVeinticinque, onde ele fala inicialmente sobre a capacidade de se escrever um livro em um mês. Daí entra o tal NaNoWriMo.

Criado por um grupo de escritores americanos, o NaNoWriMo é a abreviatura de National Novel Writing Month. A proposta do grupo é de incentivar as pessoas a escreverem suas histórias sem se preocupar com regras de redação, gramática, etc. Tudo que bloqueia o escritor que há dentro de qualquer uma que tenha algo para dizer ao mundo.

A proposta do projeto é, no mês de novembro inteiro (diga-se de 01 a 30), escrever a sua história ou livro, com 50.000 palavras. Isto equivale mais ou menos umas 200 páginas. Funcionaria como um Mês Nacional para Escrita de Histórias/Novelas. O que importa é a quantidade e não qualidade. E abolir por pelo menos durante o mês de novembro o perfeccionismo literário e regras de escrita. Todos os candidatos que atingirem a meta, são considerados vencedores, mesmo com erros de escrita ou de enredo. Espera-se que no final do mês, que a pessoa tenha termina o primeiro romance. Depois que acaba o desafio, vem a revisão e o que precisar ser reescrito.

A proposta é válida e interessante para impulsionar quem esteja estagnado ou travado com um livro na cabeça ou que não tenha coragem de colocá-la no papel, se prendendo às regras da escrita que tanto assusta e brocha qualquer criatividade fluídica de ideias. E nem tem por desculpa o problema da língua (o site é em inglês), pois serão aceitos trabalhos em outras línguas.

Os mais críticos e literatos podem rebater a ação toda pois é impossível escrever algo que preste em 1 mês. Pois que, na mesma matéria é citado que muitos roteiros e best-sellers saíram desse projeto. Um dos exemplos citados é o best-seller  Água para elefantes, de Sara Gruen. Existem outros exemplos, mas o contexto todo  do projeto é entusiasmante.

É claro, dificilmente pode sair algo genial ou mesmo um futuro escritor do século. A maioria jamais será lida. Mas o que vale é a proposta de realização de ter escrito um livro do que nenhum. Não tem nada mais trágico que uma ideia ou história morrer na mente das pessoas. Nunca se sabe o que essas histórias poderiam influenciar ou mesmo encantar outras mentes.

Site do NaNoWriMo, para se cadastrar:

nanowrimo.org

Matéria citada:

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/danilo-venticinque/noticia/2013/11/voce-conseguiria-bescrever-um-livrob-em-um-mes.html

Achei um blog nacional que fala sobre o projeto:

http://www.nemumpoucoepico.com/2012/08/nanowrimo-um-faq/

Agora, pau na máquina, criativos!

Anúncios

One thought on “Você sabe o que é NaNoWriMo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s