Divergente, de Veronica Roth

Editora Rocco – 502 págs
Categoria: literatura juvenil / Distopiadivergente

No futuro de uma grande metrópole (no caso Chicago) , a sociedade é dividida em 5 facções. Entituladas Abnegação, Erudição, Amizade, Audácia e Franqueza, formam a sociedade com um todo, em uma aparente harmonia funcional.
Este delineamento rígido e sufocante, ditam o encaminhamento dos mais jovens, que devem optar em qual facção deverão pertencer. Após testes que determinarão seus destinos, cada jovem é treinado de acordo com regras rígidas sociais o qual pertencerão o resto de suas vidas. Os que não se adequam e fracassam, são rejeitados e destinados a viver à margem da sociedade, e pertencerão aos sem-facção.
Cada facção possuem papéis, encargos e atribuições dentre esse conglomerado social. Para se ter ideia o tipo de divisão social, os sem-facção executam os trabalhos braçais, sujos e sem direito a regalias, que outras facções desfrutam de acordo com suas atribuições. Os que pertencem à Audácia fazem o papel de segurança de toda a sociedade. A Abnegação cuida da manutenção social, distribuindo suprimentos aos que não tem acesso. Erudição cuida da parte intelectual e erudita da sociedade. Assim vai as atribuições sociais.
Quando um jovem possui atributos que englobam mais de uma qualidade típica de uma das facções, é considerado um “Divergente”. Ou seja, um que não pode ser encaixado em nenhuma das facções e destinado a ser um sem-facção.
A personagem principal, Beatriz, criada por uma família da facção Abnegação, está em processo de realizar os testes que determinarão seu destino.  Obrigada a fazer a opção que a afastaria de tudo que ama e conhece, ela vive o dilema e o terror de ser destinada a ser uma marginal da sociedade.
Reviravoltas, cenas de ação alucinante, conturbados treinos e testes violentos, além do surgimento de fatores e pessoas cruciais para a transformação de Beatriz, que muda seu nome para se adequar à sua mudança e preservar o seu verdadeiro eu, seu destino entrelaça juntamente com o futuro das facções.
A leitura flui leve e rápida, o que é surpreendente em suas 502 páginas. Pensa-se por ser destinada ao público juvenil, não é tola e muito menos fútil. É pelo contrário, retrata muito bem os anseios, dúvidas, sentimentos contraditórios e aflitivos, próprios desta fase marcante de todo ser humano.
A história deste livro, na verdade é uma metáfora à passagem da vida, da  adolescência para a vida adulta, confrontando problemas ou traumas que todos já passaram ou que ainda estão por passar. As  escolhas que remontam responsabilidades que demandam grandes testes emocionais e físicos.
A brutalização desta passagem não é muito diferente que muitos jovens enfrentam, principalmente quando faltam-lhe um embasamento emocional, psicológico e mental para suportar as agruras desta fase.
As armas emocionais que municiam todo jovem são para sua proteção de sua psique e sanidade mental, e delineiam a base de caráter de personalidade que farão o personagem suportar os testes e massacrarão tudo que fora aprendido por sua criação familiar. Somente alguém dito “especial”, munido de consciência de sua importância como ser pertencente a uma formação familiar sólida, que conseguirá sobrepujar as barreiras impostas nesse teste que é a passagem da vida.
Por ser um distopia, as esperanças de um futuro seguro e brilhante são postos à prova e massacrados pela revelação de atributos na personalidade da pessoa, que se não for adequado aos moldes aceitáveis da sociedade, projeta um futuro sombrio e incerto para aqueles que são considerados “especiais”, os não-adequados.
Por ser o primeiro livro de 3 livros, o próximo que se chama “Insurgente”, comprarei sem ter dúvidas e para ver se realmente o futuro estará em chamas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s