Visões Noturnas – Maurício Caldeira

Editora Novo Séculovisões_noturnas
366 págs.
Contos de literatura fantástica

A exploração do tema do medo em forma de contos, onde testa-se os personagens em situações que beiram o fantástico, o horror e a emoção pela vida.
Mesmo que existam centenas de livros e autores que exploram essa vertente de literatura, a literatura de suspense e terror, se utilizam subterfúgios clichês que beiram o horror em ler esse tipo de literatura, de tão comum e monótonos em suas narrativas de sustinho-terror-medinho-tripeira, enfim.
Surpreendente seria dizer é que nesse livro em especial, não ocorre a monotonia. Muito pelo contrário, já por ser em forma de contos, o tema recorrente se deslancha em histórias variadas, com detalhes curiosos e típicos de nossos cotidianos urbanos, além de desfechos envolvidos de uma emoção pouco comum em encontrar nesse tipo de literatura.
Curiosa é a utilização de analogias que poderíamos encontrar em qualquer conversa de bar, rotina de trabalho e ambientação, adaptados ao nossa cultura e verbalização típicas do Brasil. Isso é ótimo pois foge do que é comum entre os autores desta literatura recorrerem às enfadonhas ambientações de outros países, principalmente em Londres do século retrasado (como se isso fosse recurso para elevar o nível da literatura!).
Foi uma leitura que se desenrolou sem dificuldade, agradável e fluida. É o tipo  de leitura descompromissada, sem a forçação de barra da pretensão de querer ser o que não é.
Apesar de necessitar de pequenos ajustes (mas mínimos mesmo) em sua escrita, o autor tem um futuro promissor em sua escalada literária, se se valer o bem-uso das ferramentas para  a lapidação da jóia bruta  que é sua escrita.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s