O Deus das Pequenas Coisas – Resenha de livro

O-Deus-das-Perquenas-CoisasArundhati Roy
Companhia das Letras
360 págs.

Uma família tradicional indiana, de uma casta mais abastada, vive seus dramas pessoais. A morte de uma parente desmorona o que já não está bem dentro da estrutura familiar.
As diferenças pessoais, aliado à diferenciação entre castas sociais e de sexo, traz à tona tensões que estão a ponto de transbordar e eclodir, encaminhando o declínio desta família. É esmiuçado cada detalhe dos conflitos interpessoais e da personalidade de cada membro da família. Os defeitos de personalidades, terrríveis sob alguns aspectos, outros mostra a poesia dos sentimentos e atitudes pessoais de suas vidas.
O foco da história é sobre os irmãos gêmeos bivitelinos, Estha e Rahel, disassociados da vida real, possuem uma visão compartilhada sobre a vida de todos à volta. A expiação da condição humana pelos olhos dos gêmeos, que parecem alheios aos fatos que percorrem o entorno deles.
A história mostra também a crueza dos sentidos e da vida dos mais pobres, pertencentes à castas inferiores, que apenas podem contar com suas almas condenadas a uma discriminação milenar da sociedade indiana.
Capricha-se no detalhamento de tudo praticamente. Uma suntuosidade nos detalhes, onde a constituição material, a nominação das mínimas coisas e predicados generosamente utlizados para tudo.
Uma literatura de narrativa visual rica e suntuosa. Tudo que é presente na paisagem, casas, ambientação em geral, tem uma cor nominativa. Até a brisa tem cor.
Certos detalhes chocariam a quem fora educado como católico ou cristão. Sendo uma cultura a qual prestamos atenção principalmente nos aspectos negativos, provavelmente a um certo ponto a leitura não irá agradar muito a quem seja susceptível a esse choque cultural.
Mas vale como um acréscimo de contato cultural deste tipo de literatura, suntuosa em detalhes visuais e curiosa estruturação social.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s