A Arte da Ficção – Resenha de livro

A-ARte-da-ficçãoDavid Lodge
L&PM Pocket
250 pags

Nessas andanças por livros, tutoriais, tudo que fosse útil para o aprendizagem da escrita, foi-me sugerido este livro pelo meu amigo literário Thiago Amaral. Procurava por exemplos de literatura e escritas diferentes e variadas. Eis que esse livro caiu como uma luva para a minha busca.
Davida Lodge é um crítico literário e escritor que falava sobre a arte da ficção, separadas em tópicos explicativos e trechos de romances que exemplificam cada ponto em questão. Nele encontra-se um pouco de tudo que se pode classificar a escrita e estrutura de uma história, como por exemplo o início de uma história, monólogo interior, ambientação, O título, ideias, etc.
O autor também exemplifica e explica tipos e estilos de romances, tal como o romance experimental, a prosa floreada, romance epistolar e dentre outros.
Digo que é um livro muito útil para se conhecer o universo de estilos de escrita de autores famosos. Com a explicação de um acadêmico que entende do assunto, explicar a razão destes escritores terem a fama que têm.
Confesso que os pontos de vista do autor foram surpeendentes no sentido do tipo de explicação que acreditava não existir. Achava que era literatura bem escrita e ponto. A razão do uso de elementos de estruturação, narrativa e de composição, explicados de maneira entendível, como assim dizer.
Um guia de consulta para reforçar o escritor já com trabalhos encaminahdo e explicativo para quem ainda não adentrou a fundo no universo da escrita.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s