A Balada do Café Triste – Resenha de livro

A-Balada-do-CafeTristeCarson McCuller

Editora Record

Não entendo como escritores de tal escrita e poética em narrativas bem elaboradas, podem passar desapercebidas nesse mundão literário.
As histórias bem escritas com uma ambientação bem elaborada, desfilam os personagens e a trama em um ritmo suave, sem grandes sobressaltos, mas pontuados com seus ápices de tal modo que praticamente ter quase um filme na mente.
A Balada do Café Triste é um conto narrando a vida de uma típica mulher do interior, empreendedora e educada para ser durona na vida. Eventos pessoais recheiam a trama que se desenrola em algum lugar interiorano estadunidense, em uma época que beirava a Grande Depressão.
Esse estilo de história, principalmente a do conto que nomeia o livro, pode-se categorizar atualmente como um Dark Folk. É categorizado principalmente por se tratar de histórias com fatos bizarros que ocorrem em cidades interioranas,  em regiões notoriamente atrasadas. O clima de melancolia e quase beirando a uma tragédia mortal complementa a ambientação desse tipo de conto.
Outros contos são narrados de uma grande sensibilidade poética, onde a saudade de um relacionamento perdido no passado enternece em momentos de recordações que evocam  a sensibilidade de honrá-los com ternura e dignidade.
O clima que reina nos contos permeia a melancolia dos eventos pessoais, mas com pinceladas de ternura e sensibilidade humana que tornam as tramas quase tão realistas que podiam ser as nossas ou a de alguém bem próximo.
É uma leitura fluida e bem agradável também. Graças a um bom trabalho da escritora, que apesar de sua triste história pessoal, soube como contar boas histórias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s