O que Jane Austen pode nos ensinar sobre Hábitos de Escrita

jane-austenPara exemplificar um hábito de escrita, cito o caso da famosa escritora Jane Austen.
Autora de livros que se tornaram clássicos da literatura inglesa (Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, etc.), Jane Austen era uma típica mulher do lar, que vivia em uma cidade vitoriana rural.
Tinha seus afazeres diários domésticos, sua família a cuidar e assuntos da casa para administrar. Mas nem por isso deixava de escrever. Sempre que podia, reservava um momento para escrever, nem que fosse breve. Afinal, seu tempo era escasso e valioso, além de competir com as obrigações.
Sua casa era movimentada, tanto por sua família, composta de irmãs e irmãos, sobrinhos e amigos que eventualmente visitavam-na.
Apesar de uma vida social e pessoal movimentada, aproveitava cada momento de descanso em que podia sentar e escrever.
Dizem que costumava escrever em pedaços de papéis pequenos, para escrever discretamente quando podia.
Mulher discreta, sempre que alguém pedia sua atenção, fazia questão de esconder seus manuscritos. Não se sabe ao certo qual o motivo de fazer tal ato, mas supõe-se que ela gostava de preservar suas obras não antes de finalizá-los.
Além do fato de ser uma mulher com uma vida social e familiar movimentados, Jane Austen vivia uma época histórica instável. As guerras Napoleônicas ameaçavam o Império Britânico, dando uma certa insegurança na vida dos ingleses.Não importando o quanto as tarefas do dia-a-dia tomarem um tempo e energia, a vontade em escrever se sobressairá. O espírito da escrita latente aflora a ponto de se fazer percebido dentre as necessidades que sua mente quer executar. É algo que extrapola e afeta na vontade em realizar as tarefas,dando uma sensação de frustação sufocante.

Com um pouco de planejamento, a dedicação em escrever todo dia tornará uma crescente que, com vontade e uma esperança irredutível, a prática faz muita diferença ao longo do tempo.

Aproveite as folgas  e crie os momentos  para escrever.
“Nem que seja uma linha por dia”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s