O Escândalo da Cueca, em versões literárias

1) Um Haicai:
“Cueca e dinheiro, o outono da ideologia do vil companheiro.”

12_machado2)À moda Machado de Assis:
Foi petista por 25 anos e 7 OO mil dólares na cueca.”


3) À moda Dalton Trevisan:

“PT. Cem mil. Cueca. Acabou.”

044) À moda concretista:
PT
cueca
cu
PT
eca
peteca
te
peca
cloaca

11_graciliano5) À moda Graciliano Ramos:
“Parecia padecer de um desconforto moral. Eram os dólares a lhe pressionar os testículos.”

08_rimbaud6) À moda Rimbaud:
“Prendi os dólares na cueca, e vinte e cinco anos de rutilantes empulhaçóes cegaram-me os olhos, mas não o raio-x.

7) À moda Álvaro de Campos:
“Os dólares estáo em mim, já não me sou, mesmo sendo o que estava destinado a ser, nunca fui senão isto: um estelionato moral na cueca das ideias vás.”

8) À moda Drummond:
“Tinha um raio-x no meio do caminho, e agora José?”

9) À moda Proust:
“Acabrunhado com todas aquelas denuncias e a perspectiva de mais um dia tão sombrio como os últimos, juntei os dólares e levei-os à cueca. Mas no mesmo instante em que aquelas cédulas tocaram a minha pele, estremeci, atento ao que se passava de extraordinário em mim. lnvadira-me um prazer delicioso, isolado, sem noção da sua causa. Esse prazer logo me tornara indiferente às vicissitudes da vida, inofensivos seus desastres, ilusória sua brevidade, tal como o fazem a ideologia e o poder, enchendo-me de uma preciosa essência.”

09_TS Elliot10) À moda T.S. Eliot:
“Que dólares são estes que se agarram a esta imundicie pelancosa? Filhos da mãe! Não podem dizer! Nem mesmo estimam o mal porque conhecem não mais do que um tanto de ideias fraturadas, batidas pelo tempo. E as verdades mortas já não mais os abrigam nem consolam.

0311) À moda Lispector:
“Guardei os dólares na cueca e senti o prazer terrível da traição. Não a traição aos meus pares, que estávamos juntos, mas a séculos de uma crença que eu sempre soube estúpida, embora apaixonante. Sentia-me ao mesmo tempo santo e vagabundo, mártir de uma causa e seu mais sujo servidor, nota a nota.”

12) À moda Gilberto Gil:
“Se a cueca fosse verde como as notas, teriamos resgatado o sentido de brasilidade impregnado nas cores diáfanas de nosso pendão, numa-sinergia caótica com o mundo das tecnologias e dos raios que, diferentemente dos da baianidade, não são de sol nem das luzes dos orixás, mas de um aparelho apenas, aleatoriamente colocado ali, naquele momento, conformando uma quase coincidência entre a cultura do levar e trazer numerário, tão nacional, tão brasileira quanto um poema de Torquato.”

13) À moda Ferreira Gullar:
“Sujo, sujo, não como o poema mas como os homens em seus desvios.”

13_paulinho14) À moda Paulinho da Viola
Dinheiro na cueca é vendaval.”

15) À moda Camões:
“Eis pois, a nau ancorada no porto à espreita dos que virão da´lem na cobiça da distante terra, trazendo seus pertences, embarcam minh’alma se aflige tão cedo desta vida descontente.”

10_guimaraes16) À moda Guimarães Rosa:
“Notudo. Ficado ficou. Era apenas a vereda errada dentre as várias.”

17) À moda Shakespeare:
“Meu reino por uma ceroula!!!”

18) À moda Dráuzio Vare!a:
05“Ao perceber na fila de embarque o cidadão à frente, notei certa obesidade mediana na região central. Se tivesse me sentado ao seu lado durante o voo, recomendaria um regime, vexame que me foi poupado pelos agentes da PF de plantão no aeroporto. Cuidado, portanto, nem toda morbidez é obesidade.”

07_neruda19) À moda Neruda:
“Cem mil dólares e uma cueca desesperada.”

Extraído do livro “Ler e Compreender, Os Sentidos do Texto”, Ingendore Villaça Koch e Vanda Maria Elias – Editora Contexto.
Fonte original: Reinaldo Azevedo, http://www.primeiraleituracom.br, publicado em 11 jul. 2005.

Deixe uma Resposta

