Como a escrita afeta seu cérebro

cerebroO ato da escrita esconde mais do que aparenta. É através de nosso cérebro que se explica o quanto podemos e o quanto poderemos exercitar para que a escrita melhore. Vamos entender a fisiologia:

1) Lobo Frontal
É a parte do cérebro associada com a fala e a escrita. Esta área é responsável pelo movimento, raciocínio, julgamento, planejamento e solução de problemas
2) Lobo Parietal
Ele é também importante na escrita. Esta parte do cérebro intepreta as palavras e a linguagem. Pacientes com danos nesta parte do cérebro frequentemente têm problemas na fala e escrita à mão.

Como escrever ajuda a lembrar?
Quando você está escrevendo algo com a caneta no papel, você está estimulando uma coleção de células na base do cérebro conhecidos como um Sistema de Ativação Reticular (RAS). O RAS (Reticular Activation System) é o filtro para toda informação de seu cérebro precisa processar e pede mais atenção no foco das atividades.
O ato da escrita física evidencia a informação, emergindo-as no topo da atenção e ativa gatilhos do cérebro para que isto ocorra.

Contar um estória é muito mais memorável, em fatos reais.

cerebro2

Porque você deve evitar os clichês na sua escrita
Pesquisadores na Espanha estudavam em como o cérebro reage os vários tipos de palavras. Eles descobriram que figuras comuns do discurso tal como ” uma dia difícil”, é algo familiar para que seu cérebro interpretá-los como palavras, e nada mais. Estes clichês pode ter evocado o senso responsável no cérebro quando eram primeiramente usadas, mas o leitor  não fixa por muito para ter algum efeito.

Outros fatos interessantes sobre leitura
caneta1) Para testar uma nova caneta, 97% das pessoas escrevem seu próprio nome.
LIVRO

2) Ler é o melhor modo de melhorar seu vocabulário (e portanto sua escrita) do que assistir a TV. Livros possem 50% mais palavras raras do que a TV.

TV3) Um estudo de larga escala de literatura entre adolescentes do Reino Unido, descobriram que não lêem bem e não entendem suas provas em papel. Sugere-se que os adolescentes tem a idade de leitura de um criança de 10 a 11 anos.
4) Escrever têm o mesmo efeito na mente equivalente à meditação. Respirando devagar e você irá para a “zona “onde a escrita proporciona.

Anúncios

6 thoughts on “Como a escrita afeta seu cérebro

  1. Pingback: Importância da Escrita para a Organização das Ideias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s