10 coisas que você não sabia sobre Calvin e Haroldo

1) Bill Watterson foi um cartunista político por pouco tempo

cpolitical01-18jun1980

Ele trabalhou por seis meses no Cincinnati Post e, 1980, logo depois que se formou no Kenyon College, em Ohio (graduado em ciência política). Parte desse trabalho está disponível online, e como você pode ver no exemplo acima, seu estilo distinto já foi praticamente formado muito antes

2) Ele frequentou a mesma faculdade que o cara que desenhou Zits

Jim Borgman, que desenhou os quadrinhos Zits, em 1997, estudou na mesma faculdade, o Kenyon College. De acordo com um amigo em comum, Borgman era 2 anos mais velho, e ambos estudaram com o mesmo professor de desenho.

3) Ele fez uma arte para a banda de seu irmão

crels01

Conheçam a arte da capa de um fita, de 1992, para uma banda chamada Rels, onde Tom Waterson, irmão de Bill, tocava na guitarra e vocais. A arte está creditada como “Fang Vampire“, um pseudônimo do irmão cantor (você pode encontrar na fanpage Magic On Paper.)

4) Calvin e Haroldo foram nomes de figuras históricas

Thomas Hobbes

Tom Hobbes

calvinismo

John Calvin

Qualquer estudante de filosofia sabe que o nome Haroldo é relacionado a Thomas Hobbes (essa correlação tem a ver com o nome original do tigre, Hobbes). Calvin, por sua vez, é o  nome que vem de John Calvin, teólogo protestante, responsável pela fundação de uma vertente do Cristianismo que leva seu nome.

5) Haroldo nem sempre chamou Calvin, por seu próprio nome

Bem, bem raramente. Vamos lá, leia as tirinhas e veja quantas vezes você achará Haroldo chamar Calvin pelo nome.

calvin-and-hobbes

6) Haroldo não é imaginário

calvin-e-haroldo-capa

Watterson disse algumas coisas interessantes sobre  a ideia do tigre animado, depois de alguns anos. Ele descreve Haroldo como “mais uma natureza subjetiva da realidade do que bonecas são para a vida”. Em uma rara entrevista pra o Comics Journal em 1989, ele disse que “Haroldo sendo imaginário é  a suposição que adultos fazem por causa de que ninguém o enxerga assim, como Calvin o vê. Parece-me, porém, que quando você faz um amigo para si mesmo, você tem alguém para concordar e não para discutir com você. Assim Haroldo é mais real que qualquer criança poderia sonhar.

7) O trabalho de Watterson é incrivelmente caro

A tirinha completa de Calvin e Haroldo está disponível online, mas se você quer uma tirinha original… Isso custa um bom dinheiro. Muito mesmo. De fato, uma tirinha de Watterson alcançou o recorde do maior preço pago a uma tirinha original. Uma única dela foi vendida a U$203.150, em 2012.

8) Este é o livro didático de Calvin e Haroldo

teaching-with-calvin-and-hobbes-01

É chamado “Teaching With Calvin and Hobbes”, publicado em 1993, em uma editora pequena em Fargo, em Dakota do Norte. Aparentemente Watterson foi persuadido a fazer uma exceção em suas recusas em licenciar sua tirinha. Isso é devido depois que os autores comunicaram com sua direção e descrito como utilizar a tirinha para ser utilizado para lições para crianças com deficiência de aprendizado. Foram rodados 2.500 cópias e nos dias atuais, é uma raridade. E custa uma pequena fortuna, em torno de uns U$10.000, preço que uma cópia alcançou a cifra em 2009.

9) Susie Derkins era o nome de cachorro

susieEspecificamente, este nome foi emprestado do nome de um beagle, que fazia parte da família da esposa de Watterson, Melissa. Isso também talvez empresta alguma credibilidade à teoria dos fãs, muitas vezes repetida, que Susie é baseada na esposa de Watterson, na forma de menina. Aliás, o primeiro nome de Susie era Melissa, na realidade. Depois ele mudou para Susie Derkins.

10) Watterson nunca desenhou para graduando

Você provavelmente nunca verá no Facebook ou no Tumblr, qualquer outro lugar – encantadores conselhos de Watterson a graduandos, tudo ilustrado em um estilo muito semelhante ao do próprio artista. Mas enquanto as palavras são de Watterson, os desenhos não são – eles são o trabalho do artista Gavin Aung Than, que é o dono do Zen Pencils.

Post original: Tom Hawking em 14 de novembro de 2013 12:15pm

Sobre o documentário “Dear Mr. Watterson

Veja o trailer promocional do documentário “Dear Mr. Watterson“:

Veja também uma entrevista com o autor do documentário “Dear Mr. Watterson“, no programa Bring Your Own Doc, com depoimentos de quem é apaixonado e admiradores pela dupla adorável. Entre os depoimentos há desenhistas famosos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s