Como aparecer nos posts

SEO-is-boringPor Marcia Saito

Ninguém dá bola nos seus posts?

Na maioria das vezes a solução pode ser mais simples que imagina. Canso de ver posts do Facebook, de pessoas anunciando que tem um post novo no blog.

Nesse sentido nada de demais.
Isso é que é o problema. Nada de demais.
Um post como esse, dentre as dezenas, centenas que surgem no feed de notícias de cada um, praticamente é um sopro na enxurrada de informações a que estamos sujeito todos os dias.
Para piorar, algumas vezes é só uma pequena frase, para dizer do que se trata o post. Pobre, para não dizer preguiçoso.
Parece complicado para quem só quer ter bloguezinho para escrever. Há fatos que nunca se falam quando pretende-se escrever. E uma delas é a divulgação.
É a parte importante de quando se tem um trabalho para se tornar visível e para que outras pessoas, além de sua família e amigos, conheçam. Bem, o mundo fora de seu âmbito familiar e de amigos é bem grande. E pronto para receber a quem quiser e souber adentrar.
Trata-se de uma parte esquecida ou temida do processo final de quem escreve e produz trabalhos. É algo que um artista nem imagina como fazer e algumas vezes, nãos e preocupa em fazer. Já ouvi tolices do tipo “Ah, meu trabalho, se é bom, acaba aparecendo”. Um grande erro nos tempos de hoje, onde quem não se adapta à conectividade no meio social, está por fora, um alien mesmo. E despreocupado com seu próprio trabalho, o que é condenável.
É claro, se quer ser invisível, tal como um ghost-writer, nada contra. Mas que não choramingue que ninguém vê seu blog ou trabalhos.
Para aqueles que prezam e desejam chamar mais atenção para seu blog ou site, aqui vão algumas dicas:

COMO-APARECER_horizon02Pode ser pequena mesmo, mas que seja uma síntese do que se trata do seu post. Isso é comprovado pois todo post que não possui uma imagem, ninguém clica. Uma imagem chama mais atenção do que palavras. Em um tempo de meios digitais, a volatilidade de visibilidade é grande, uma competição quase brutal. Palavras somem em meio a imagens, que são mais fáceis de se visualizar. Portanto, se quer chamar atenção , uma imagem por favor.

COMO-APARECER_horizon03Escreva de modo que chame atenção, frases de impacto. Se o post é sobre resenha de um livro, diga alguma frase que possua algo a ver com a essência do livro da resenha. Por exemplo: “Ser Divergente pode mudar um mundo todo. Descubra em mais uma resenha do livro de Veronica Roth”.

 

COMO-APARECER_horizon04Essa medida tanto serve para ser divulgado no Twitter, assim como em um post no Facebook. Frases curtas e com a síntese do assunto são mais fáceis de serem visualizadas.

 

 

COMO-APARECER_horizon05Se não tiver assunto, algumas vezes não é feio postara algo que considere meio fraco, mas que é importante manter a fidelização dos que acompanham seu blog. Aliás, é algo difícil de manter. Se a pessoa que está habituada a ler seu blog sempre nos dias de costume, quando não há uma postagem nova, isso quebra o círculo do hábito. A partir daí, o interesse pelo blog diminui pois, se for seguir a lógica, quem procuraria um blog que nem sempre posta algo novo e nem nos dias de costume?

 

COMO-APARECER_horizon06Tem pouco tempo para postar? Isso não é um problema quando se tem uma certa organização. A partir do momento que sabe quais dias que irá postar, faça uma pequena pauta do que irá escrever. Assim, com um certa organização, mesmo com uma rotina meio atribulada, um momento de folga que surja, é o momento de escrever o que determinou na pauta.

 

COMO-APARECER_horizon07Isso parece estranho no começo, mas tem toda sua lógica. Recentemente, com um relatório de uma empresa que faz medições de postagens e de horário para as diversas redes sociais, percebeu-se que o fluxo de postagens varia em dias e horários na semana. Se for seguir esse relatório, tem de se ficar atento ao início do pico das postagens. Se seu post tem a chamada correta e imagem associada de boa visibilidade, pode-se até arriscar postá-la no pico dos acessos.

 

COMO-APARECER_horizon08Devido à massa de informações que circulam, associado à correria do cotidiano para a maioria das pessoas, a leitura é algo que é sacrificado sem perdão. Quem não consegue passar a informações que deseja em poucas linhas e parágrafos, está fadado a ter o texto abandonado a poucas passadas ou cliques para correr a tela. Sei que existe a modinha de fazer textos longos, numa contrapartida que corre contra a maré dos posts rápidos. Esse tipo de atitude soa mais uma pseudo-intelectualidade, onde escrever muito trará um ar mais sério para assuntos que nem sempre valem mais que duas linhas.

COMO-APARECER_horizon09São interessantes para se chamar a atenção, mas são de curta durabilidade e tolerância dos leitores. Ou seja, o impacto é grande mas de curta duração. Fora que alguns segmentos de leitores podem se irritam e deixarão de seguir por achar uma “tolice”.

 

 

COMO-APARECER_horizon10É comum ver chamadas de posts do tipo: “Olha, tem um post novo no blog”.
Pobre, para dizer o mínimo. Parece que a pessoa quis simular uma informalidade, como se chegasse em uma sala de aula e na porta , dizer algo desse tipo.
Quando vejo, simplesmente ignoro.
Então, para que o povo não se entendie até nas chamadas de posts, varie o texto. Assim demostra que sabe escrever e que tem alguma criatividade na divulgação da mais simples chamadas.

 

COMO-APARECER_horizon11Assunto é que não falta nos sites de fora. É claro, tem que saber um pouco de inglês.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s