O Acúmulo Digital

livro digital2Para quem trafega pelos meios da internet, principalmente ávido por ler algo interessante, não é difícil esbarrar com livros e revistas digitais.
Muitos sites se proliferam a oferecer toneladas de livros digitais, sendo clássicos ou literatura contemporânea. A oferta é extensa e variada.
Como resistir a tal tentação?
Facilidades de ter um clássico da literatura brasileira ou de outros países, maximiza-se a tentação quando acrescenta-se o fator gratuidade.
O limite é a banda de acesso, energia e resistência dos tendões das mãos par se dar cliques, além de testar a resistência dos cliques que seu mouse pode suportar. Além de claro, o quanto seu computador pode armazenar tamanha quantidade de material digital baixado.
Mas logo o bom senso retorna à casa e tenta por uma ordem nesse caos. E vem a seguinte pergunta: será que vai conseguir ler tudo?
Já por essa questão, digo que não.
Calculei que se uma pessoa possue uma média de uns 100 livros digitais, e se ela demora uma média de 7 a 10 dias para ler um único volume de 300 páginas, por exemplo, ela terá que dispender uns 700 a 1000 dias para ler todos os livros. É uma quantidade de tempo considerável para que se consiga ler com a mesma atenção se o livro fosse de papel.
Noto que é fácil achar dentre os livros mais fáceis de encontrar os títulos considerados da “moda”.
Não bastasse de ocupar áreas cada vez mais extensas dentro da livraria, esses livros são a grande maioria nos sites de compartilhamento de livros digitais.
É claro com as facilidades proporcionadas pelos dispositivos móveis a resistência cerebral é o limite para dar contar de ler tudo que conseguir baixar.
Mas deparei com adaptações digitais desses livros um tanto sofrível. Tudo bem é pela popularização dos livros, mas sempre há algo pelo caminho da ideologia que se perde. Uma delas é a qualidade e a veracidade da integridade da obra.
A maioria nem contesta mas já peguei nessas adaptações inserções de textos e expressões estranhas, que não pertencem ao texto original.
Tenho a seguinte lógica: se um livro saiu em papel, uma vez que foi digitalizado por pessoas não autorizadas, já corre-se o risco de estar corrompido.
Adaptações de livros de graça não são boas de se visualizar em sua maioria. Tenta-se ler livros de formatos maiores em dispositivos menores, que quase sempre não se encaixam em uma visualização aceitável.
Isso é devido também pelo fato de que ao adaptar esses livros, existe toda uma formatação técnica que vai além do uso de programas que convertem automaticamente os textos para livro digital. Quando se é um formato compatível, pequeno para se ler em uma tela pequena, não tem problema. Problema que a maioria são livros de formato maior que poderia ser o ideal para uma tela minúscula
Mas nem tudo está perdido nesse campo minado gratuito.
Considero que esses livros digitais gratuitos servem para que se “deguste” um livro de literatura que o leitor nunca teve contato ou que gostaria de conhecer mas que não possui a disponibilidade monetária para tal apreciação.
Mas esse mesmo leitor tem que ter a consciência que não é um material de alta confiança. Além do risco de ter inserções estranhas, também há o risco de erros de adaptações digitais (letras, palavras ou informações pertinentes que falham).
Desvantagem quem os lê corre-se o risco de não absorver a mensagem que a história propões e perde-se a formação mais concreta e opinativo sobre a escrita e narrativa e estrutura que o autor ofereceu no livro.
Lê a história mas não absorve o transcorrer da evolução dos fatos e a mensagem que o livro propôs.
Leio sim livros digitais, mas gosto dos livros em papel.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s