O Enfermeiro, de Machado de Assis – Literatura Brasileira em Quadrinhos

o_enfermeiroLiteratura Brasileira em Quadrinhos

O Enfermeiro – Machado de Assis

Editora Escala Educacional

48 páginas

Se todos os quadrinhos nacionais tivesse essa qualidade literária em seus quadros de textos e diálogos, naturalmente os leitores elevariam seu gosto por uma boa literatura.
Não sei quanto à fidedignidade do texto original, que obviamente foi adaptado para se adequar a esta linguagem visual. Portanto, é uma adaptação do conto de Machado de Assis, onde não pode-se tomá-la como sendo uma obra completa do texto original. Sendo assim, esta versão em quadrinhos funcionaria como um veículo propagador da escrita e narrativa contida nos contos de um dos mais conceituados autores nacionais.
A quem necessite de ler a obra de Machado, é necessário ler na forma textual, que é o correto e tradicional.
A adaptação funcionou também como um veículo “facilitador” de um conto que fora publicado a mais de 148 anos (!), onde a escrita considerada rebuscada para os padrões de hoje, deixou a obra ilustrada com um certo quê literário que quase não se vê em edições de histórias em quadrinhos.
Narrado em primeira pessoa, o personagem principal, Procópio, tem como trabalho cuidar de um idoso rico, que lhe dá tanto trabalho que gera uma angústia que o leva a cometer um ato impensado. A apartir daí, o desdobramento que o personagem vive, mostrando todo conflito psicológico e de moral que atesta sua indole.
Graficamente, os desenhos a princípio causam um pouco de estranheza. Mas são de qualidade estrutural adequada ao contexto da história, que exige uma qualidade que não poderia beirar o infantil. O próprio autor, Machado de Assis, é caracterizado como um personagem/autor que interfere na história.
É uma edição de acabamento simples, de capa cartonada e miolo a cores em papel couchê.
Sendo assim, é uma edição digna de se colecionar para se adquirir um bom nível de cultura de nossa terra, que há muito necessita de edições de qualidade assim.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s