O que Schopenhauer tem a dizer a respeito de leitura e escrita

schopenhauerEnquanto lia o livro “A Arte de Escrever” de Schopenhauer, a leitura trouxe-me algumas revelações surpreendentes do velho pensador. Eis trechos de uma parte interessante sobre o ato de ler:

Quando lemos, outra pessoa pensa por nós: apenas repetimos se processo mental, do mesmo modo que um estudante, ao aprender a escrever. Quando lemos, somos dispensados de pensar. No entanto, a nossa cabeça é durante a leitura, uam arena de pensamentos alheios. Quando eles se retiram, o que resta? Em consequência disso, quem lê muito e quase o dia todo, mas nos intervalos passa o tempo sem pensar nada, perde gradativamente a capacidade de pensar por si mesmo.”
“… Assim como uma mola acaba perdendo sua elasticidade pela pressão incessante, o espírito perde a sua pela imposição constante de pensamentos alheios…”
“… Em contrapartida, se alguém lê continuamente, sem parar para pensar, o que foi lido não cria raízes e se perde em grande parte.”

De fato, se for tomar por verdade essa análise de Schopenhauer, a quem lê incessantemente sobre determinados assuntos, tal como por exemplo a escrita, mas depois que lê não racionaliza sobre o que leu, praticamente desperdiçou tempo e saúde dos olhos para algo que deveria acrescentar algo ao que pretendia aprender. Se não só não racionaliza e não pôr em prática, afinal a escrita é feita em maior parte feita de ESCREVER (é claro!). A quem somente pesquisa, lê e não põe em prática o que aprende, está perdendo tempo adiando o progresso em seu estudo e desenvolvimento pessoal.
Não basta ler, tem que pôr em prática o que leu. A leitura somente não vai fazer milagres à sua escrita.
Assim como fiz ao elaborar esta matéria, ler durante tanto tempo traz um certa vivência de perceber como o texto deve se apresentar aos leitores. Mas é somente com a escrita em prática todos os dias é que mostramos o quanto de vivência de histórias colocamos em prática. É um modo de colocarmos de volta ao mundo o que lemos e aprendemos. É assim que funciona quando adquirimos a vivência na leitura e devolvemos na forma de escrita.

Anúncios

One thought on “O que Schopenhauer tem a dizer a respeito de leitura e escrita

  1. Concordo com voce. E indispensavel uma reflexao sobre tudo que lemos. Quando me pego lendo algo muito interessante, sinto que tenho que parar um pouco pra absorver aquilo. Nem que tenha lido 5 paginas, paro, faco um café, por exemplo, e retomo a leitura. Mas a pausa e essencial. Por mais que busque sempre ler mais e tenho incusive minhas metas, nem sempre quantidade e qualidade. Sou super fa do Shopenhauer e tambem li este livro, parabens pela postagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s