Leitura, Leitores e Clubes de Leitura

f7b109e61f66fc79be78aa41812ba386Quando se fala em leitura, pensa-se primeiramente na compra de livros. Há situações em que pode-se emprestar em bibliotecas, mas é uma realidade pouco plausível à grande maioria dos leitores, mesmo em grandes centros urbanos.

Associado a editoras grandes, estas têm a disponibilidade de espaços que cobre grandes livrarias e espaços culturais localizado nos grandes centros urbanos. O único fator complicador é quanto à liberdade de escolha dos títulos. Não há grandes problemas quando se é vinculado a um grande catálogo, variado em títulos temas e autores. Mas quando se fala em editoras menores, é algo que se esgota muito rapidamente. Além desse fato, juntando ao fato de serem vinculadas a editoras, meio que vira um evento de marketing da editora, pois ao se juntar uma porção de leitores, com a opinião destes fomenta-se a temática do livro. Vira um agente de divulgação, gratuito e orgânico, pois não há como não deixar de se espalhar a experimentação da participação neste tipo de evento.

Livrarias de redes maiores também promovem este tipo de evento. É uma vantagem pois aliando-se espaços reservados a eventos, movimenta-se tanto em comércio dos livros propostos para leitura, assim como um marketing da marca da livraria. É uma grande vantagem na captação de novos consumidores e fidelização dos que já compradores usuais da livraria.

Apesar dos contrapontos mercantilistas, é o tipo de incentivo à leitura que faz falta à grande onda de leitores que se forma a cada ano. Seja qual for seu gênero, atitudes de agrupamento social como estes clubes, reunindo quem realmente é interessado, é o tipo de movimento cultural que faz a diferença no letramento e exercício de confabulação de conteúdo.

Ao analisar os números de vendas e uma pesquisa informal entre pessoas comuns é que poucos lêem de fato. Mesmo so que lêem, sabem dizer log de cara se gostaram ou não. Mas quando se indaga quais os motivos ou a razão da opinião. Empacam e mal sabem se justificar, muot menos apontar quais pontos que se agradou. Muito se lê, mas pouco se comenta do entendimento do contexto de cada livro.

Ser leitor de livros é um ato solitário. Socializar em torno de algo em comum como a leitura de um livro é algo que só tem de acrescentar ao enriquecimento pessoal que em muito falta na sociedade hoje em dia. A confrontação de opiniões diversas sobre o mesmo tema dissipa-se conceitos e interpretações equivocadas, que muitas vezes condena um livro de complexidade e exigência de visão diferenciada a uma verdadeira fogueira de ostracismo e banimento da cultura da sociedade no geral. Uma opinião mostrando uma visão diferente sobre o mesmo livro é mais que positivo, é necessário para formar leitores melhores.

Considera-se um leitor melhor aquele que não só sabe o lê, mas questiona quando há algo de errado no conteúdo e aponta tais erros, não aceitando-os simplesmente. E na contrapartida, aos pontos positivos, tende-se sobrepor a qualquer negatividade dos erros que existam na história. Na mioria das vezes o atrativo de um livro é o conjunto somatório dos acertos e erros.

Entrar em questionamentos tornou-se um tabu e um campo minado, temendo-se em tocar em pontos que certamente desencadeariam em uma torrente de discussões. Ou abrir uma linha de diálogo ente autor e leitor, fato que é raro no mercado editorial em geral.

Leitores se socializando é uma das melhores experiências culturais que se pode ter. É o tipo de encontro em grupo de cultura que deveria ser cada vez mais comum.

Melhor que ir pro boteco se embebedar e falar sobre futebol ou novela.

Aqui vão alguns clubes de leitura:

Companhia das Letras/ Penguim

http://www.companhiadasletras.com.br/clube/

SESC (Por todo Brasil)

http://www.sescsp.org.br/busca/busca.action?q=clube de leitura

SESC Vila Mariana

https://catracalivre.com.br/sp/agenda/barato/clube-de-leitura-do-sesc-vila-mariana-aborda-literatura-e-imigracao/

Biblioteca de São Paulo

http://bibliotecadesaopaulo.org.br/?s=CLUBE+DE+LEITURA&x=0&y=0

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s