Segredos do Romance Policial – História das histórias de detetive

P.D. JamesSegredos-do-Romance-Policial
182 páginas
Editora Três Estrelas

Quando a renomada escritora de romances policiais, a baronesa P. D. James, fora convidada a escrever um livro que falasse sobre o mundo do romance policial, foi algo simplesmente genial. Ele escreveu esse livro para colaborar em uma campanha para ajudar o Departamento de Publicações de Bodleian, que passava por dificuldades na época.
P.D. James, como decana da literatura britânica, traçou muitas histórias relacionadas a ouros autores e suas obras. Essa narrativa muito em se esclareceu a pontos da história do romance policial, com fatos editoriais e até curiosidades sobre autores peculiares. Além das citações, descreve o estilo literário de cada um, relacionando em sua importância na vertente da história do romance policial.
Textualizou a importância do papel dos personagens e de como a figura e a linha investigativa mudaram ao longo dos tempos. Em muitos aspectos, elucidou-se inclusive, aspectos históricos que cada fase que o gênero passou ao longo dos anos.
Faz um grande sentido a colocação de como cada autor conseguira publicar em suas época de vivência. A cada período histórico possuía as peculiaridades de como o povo consumidor encarava o romance policial. Houve épocas que atingia status de grande atenção do público com histórias de mortes e atos violentos ou de uma engenhosidade de tramas que aos poucos acresciam o que seria o gênero policial de agora.
Narra também as épocas que o gênero passou, tais como a Era Dourada, das histórias violentas de detetives decadentes, que são moldes até hoje marcados na consciência coletiva do povo, da visão comercial do romance policial. Explica-se em muito a razão da fama marcada que o gênero tenta se livrar e progredir a outros níveis.
Surpresa também reservada às citações de grandes autoras, como Dorothy L. Sayers, Agatha Christie, W. H. Auden, dentre outras. Esse fato foi algo aliviador às expectativas de como uma mulher trabalharia em um gênero dominado por homens.
De certo modo, é uma leitura explicativa de como escrever um romance polcial. Não é um livro no estilo “receita de bolo“, com itens pontuados de como escrever. Atento aos detalhes narrados por P.D. James, racionaliza-se o modo de pensar, estruturação e desenvolvimento que um bom romance policial deve possuir.
A narrativa bem clara e com um direcionamento sem desvios de narrativa fazem este livro um acrescentador e para quem quer saber mais da história do romance policial.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s