Ler é um ato social

Leitura-socialA partir do momento que se gosta de ler, mas ler mais que um livro por mês, se interessar em acompanhar as obras de um determinado autor e desligar a TV só para ler um livro, você ultrapassou uma barreira que te separa de pelo menos de alguns centenas de milhares de pessoas que pouco ou nada lêem.
A uma certa aura de distanciamento e isolamento te acerca, dando a sensação que é um viajante solitária nessa estrada de leitura.
Você escuta ou vislumbra os poucos que dizem que lêem também, mas que são incapazes de dizer como é a história que leram ou quantos livros leram na vida.
Daí, inesperadamente, depara com outro que se mostrar igualitário em seu interesse em leitura. A partir daí é como um alvorecer de um mundo novo, a cada adição de leitores que vão surgindo pelo caminho.
Mas a certeza da descoberta de um admirável mundo novo é quando junta-se mais pessoas em um lugar só, para falar sobre os livros que leram.
O ato social do encontro é como estar em um mundo à parte, com seu encanto próprio e linguagem típica que enchem os ouvidos de satisfação.
Não dá para quantificar quantos grupos se reúnem para falar só sobre livros. O que se pode dizer é que é algo positivo culturalmente falando, em que acrescenta-se um aprimoramento de interrelacionamento específico, a dispersão de ideias preconceituosas e diferenças de opiniões que perfazem o gosto e opinião sobre leitura. Você pode ter uma opinião sobre certo livro, mas algumas vezes em um encontro com pessoas providas de opiniões diversas, podem mudar o sentido até de certas histórias. Até mesmo ter uma outra visão do que o mesmo livro retratava.
A única parte negativa é que nem sempre vai haver um consenso de temas. Uns vão odiar aquilo que você mais adorou, dando a sensação de ter sido ofendido. Mas em um ato mais amigável, tentar explicar a razão do livro ter te agradado.
Em resumo desta experiência, ler é muito bom. Se reunir com outras pessoas que gostam ler, é melhor ainda.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s