Eu lia Steampunk e não sabia

the_clockwork_pirateship_by_chasingartwork-d5z52e2Quando assistia filmes do tipo “A Liga Extraordinária”, “O Enigma da Pirâmide” e “A Máquina do Tempo”, só pelo visual diferenciado, vitoriano e com detalhismos visuais requintados, sabia que eram histórias com algo a mais. Não eram histórias convencionais, com a utilização de tecnologia  que beirava mesmo a FC, se não fosse a invencionalidade aliada  ao tecnicismo visual apurado e industrial de um período histórico importante. Eram passos dados a um futuro de um modo que se seguisse a exata linha visual da época vitoriana. Um futuro onde a tecnologia alia-se ao detalhamento que o diferenciam às demais ficções científicas vigentes. Justamente essa diferenciação que torna essa vertente da Ficção Científica ser atraente e dotada de uma sofisticação criativa que inegavelmente a torna popular aos aficionados do gênero.
Nada passa desapercebido neste gênero. Tanto por sua origem, derivativa do Cyberpunk, que apesar das diferenças visuais e de contextualização, caminham juntas praticamente.
A teorização da utilização do vapor como avanço tecnológico, além de outros recursos, abre um verdadeiro universo de histórias de ampla criatividade que somente o imaginário humano pode permitir.
O assunto é amplo e interessante, com tantas histórias, livros e imagens que poderiam encher páginas e páginas. Fora a menção que temos no Brasil literatura a respeito que torna o assunto mais acessível ainda.
Pretendo postar mais sobre Steampunk pois achei muitos detalhes e assuntos interessantes a respeito, além de receber as gentis colaborações do Conselho Steampunk, de Bruno Accioly e do Alexandre Mandarino, um dos organizadores do evento “O Que é Steampunk”.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s