Praia do Sossego, de José Geraldo Gouvêa – Resenha de livro

Praia-do-SossegoDesfecho Romances – Editora Multifoco
226 págs

Eis um livro com a premissa de que nunca julgue um livro pela capa. Aliás, uma que enche-me de vergonha por ter “profissionais” colegas capazes de tal atrocidade. O pior disto é deixar um autor amargurado pelo mau trabalho executado, encobrindo o que há de melhor neste livro, que é sua história.
Felizmente a incompetência gráfica em seu conjunto não obscurece a qualidade literária deste lindo e poético romance, um dos poucos que encontrei com tal qualidade que mereceria uma produção mil vezes melhor. Mereceria uma capa dura, com verniz em destaque no nome do autor, além de uma bela paisagem de uma praia à noite. Esse livro é a prova do quanto autores são submetidos à humilhação de verem seus trabalhos, dedicados e feitos com carinho, violentados por uma produção porca e mal cuidada de uma editora que desdenha de histórias poéticas e que teve a coragem de cobrar por tal descalábrio.
Dado o meu recado indignado sobre tal situação, eis a resenha deste belo livro maltratado.
As lembranças do jovem Ricardo passa por momentos de intensa felicidade e difíceis, como todo jovem poderia passar, mas retratados de uma sensibilidade na narração e poética de como a vida de alguém disposto a amar e viver um grande amor, poderia sobreviver às adversidades que a vida pode abater em seu caminho.
O reerguer e o prosseguimento pela vida não é fácil e tampouco desprovido da vontade de se ver livre para continuar de pé.
A narrativa bem cuidada conduz a história, que poderia ser ínfima e simplista, a caminhos que somente quem sabe a conduzir, fazer evoluir descompromissadamente. Suas passagens de intensa poética e lirismo por aspectos reflexivos pela vida do jovem meio que embala-nos o quanto de nossas vidas está sendo ou não bem conduzida para nossas verdadeiras felicidades.
Quase sempre a imobilidade na busca da felicidade deixa-nos inertes ao que se deve ser feito para sentirmos mais felizes.
A trajetória do personagem mostra que é preciso ter a coragem inicial de se lançar-se à esse caminho desconhecido, sujeito a acidentes de planejamento e felizes encontros com o desconhecido.
Digo que o autor ainda conserva o lirismo e poética dos grandes escritores, fato que é cada vez mais raro de se encontrar hoje em dia. É como se ele encapsulasse toda a essência da escrita tradicional brasileira, em perdido nos confins do interior de Minas.
Talvez pelo passar dos anos, estilos de escrita como a do autor resista às exigências de mercado e à ignorância de editoras que querem simplesmente o lucro, matando a poética original de uma boa literatura nacional. Chega de termos, temas e estilos de escrita importados, que fazem sentido a seus mercados originais.
Posso não ter um estilo de escrita que chegue nem perto do respirar deste autor. Mas rezo o dia de algum dia conseguir chegar a um décimo de seu talento. E não tenho o menor pudor em reconhecer o valor de uma boa escrita e trabalhos invejáveis de José Geraldo.
Ou de algum dia ele ler essa resenha, que fiz com sincera admiração.

Veja mais sobre o livro e autor:
http://www.letraseletricas.blog.br/lit/2011/05/praia-do-sossego-vem-ai/

Anúncios

2 thoughts on “Praia do Sossego, de José Geraldo Gouvêa – Resenha de livro

  1. Boa noite, Márcia. Ao contrário do que você pensou, eu leio o que você escreve, sim, só que nem sempre comento. Agradeço-lhe a resenha e as palavras elogiosas, agradeço-lhe principalmente não ter dado “spoilers”…. E mais não digo porque não resta muito a dizer sem o risco de entregá-los.

    • Eu é que agradeço, José Geraldo. Só pelo seu comentário já fez tudo valer a pena pois é o que mais queria nesse mundo. E desculpe pelas intempéries emocionais, que pago duramente, tanto em perda de amigos e consideração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s