O Bom Uso dos Grupos do Facebook

O_Bom_UsoDesde foram apontadas como os meios mais democráticos e de divulgação de escritores, as redes sociais nunca foram tão populares.
Quando ouvimos histórias de sucesso por parte de escritores alcançado pelas redes, nunca se viu tanto, mas digo TANTO mesmo, anúncio por parte de tanto pessoas assim como de escritores mesmo, a realizarem divulgações. Pipocam grupos dispostos a permitir a divulgação dos mesmos. Quem conhece e recorre aos grupos do Facebook, usam-os especificamente para isso.
Eu mesma não vou dar uma de hipócrita e não dizer que uso. Faço sim a divulgação de minhas matérias do blog, mas o contexto do que divulgo são matérias e opiniões em torno do mundo dos livros e da escrita.
Sabendo que existe essa liberdade em se publicar em tantos grupos, existe uma netiquete a seguir, principalmente na questão “Divulgação”, juntamente como o BOM SENSO, que falta a muitas pessoas que usam indiscriminadamente a propaganda nos grupos.
Uma coisa é fazer o anúncio que vai sair o seu próprio trabalho, que aliás é uma uma boa notícia digna de se ler. Outra é postar anúncio de um futuro talvez (que vai realizar a algumas semanas) em 20 GRUPOS diferentes, a 2 a 5 VEZES no MESMO dia. Sim, tive a moral de contar quantas vezes vi a mesma pessoa postar em um dia só!
Entendam que compreendo perfeitamente o trabalho de fazer chegar a voz dos escritores aos quatro cantos do mundo que entendam a língua portuguesa. Mas é preciso encher as Notificações do Facebook, umas 100 VEZES em um só dia? Quando não é de manhã, é tarde e de noite também! Só não não publicam de madrugada pois acredito que essas pessoas são humanas e precisem dormir.
Como participo de vários grupos, pondero em muito em quais vou postar. Dependendo do assunto, tem o grupo certo para divulgar. Eu me baseio principalmente o perfil de cada grupo e não postaria um cartaz de um futuro lançamento em um grupo mais seleto.
Acredito que essas pessoas saibam o quanto e o que divulgar.

Não é quantidade de posts que valem.

É a qualidade e a maneira que você edita seu post, que pode comprometer o contexto todo da campanha.

Esse tipo de atitude, de postar tantas vezes e em grupos diversificados, categorizo quase que uma avalanche de SPAMs e não uma campanha de propaganda decente.
E que o tanto que se divulga pode “queimar” o seu livro, texto e principalmente, deixar mal visto o escritor em que está divulgando. Não vai querer que ele fique mal visto como um chato, pelo tanto de posts publicados, não é?
Tem perfis e grupos que estou deletando pois não estou suportando ver de 20 a 100 posts da mesma pessoa, esparramados por tudo quanto é grupo e atolando as Notificações do meu Facebook.

Não adianta desligar o feed da pessoa. Quando se publica nos grupos, aparece de qualquer forma. Não quero chegar ao ponto de bloquear a pessoa. Essa é uma medida drástica mas que é o último recurso.
Isso é uma pena pois por causa do mal uso e do desespero, entopem os grupos e as timelines de quem quer divulgar algo interessante.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s