Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Sierra i Fabra – Resenha de livro

Kafka_e-a-_boneca-ViajanteEditora Martins Fontes
128 págs

Uma verdadeiro mito narrado de foram singela eterniza um dos maiores autores da Literatura Contemporânea. Após a publicação de um artigo, inspirou o autor a escrever esta bela ficção em torno de uma história disseminada pelo melhor amigo de Kafka, Klaus Wagenbach. Este amigo de Kafka tornou viva esta história, que evoca o que havia de poético e terno em Kafka. O escritor, já vitimado por sua doença que o mataria um ano depois, envolve-se em uma empreitada literária, tudo para que uma menina sofresse menos por sua perda, sua boneca.
Apesar de ter seu problemas de saúde, a nova missão de ser carteiro de boneca.
Ele inventara as cartas que pessoalmente entregaria. As razões para o escritor ter inventado tal peripécia é por não suportar o sofrimento da menina.
O que inicialmente era algo provido de um sofrimento inesperado para sua mente, aos poucos tornou-se algo o transformara, impulsionando e evocando o que havia de mais belo e poético em seu ser literário.
As cartas que Kafka escrevia destilava a poética e cuidado cultivados com o amor insubstituível da relação de uma criança com o qual era cúmplice na verve da emoção humana. Tanto soube em manter toda a aura de candura e emoção que poucos compreenderiam.
Sabendo que teria uma finalização, eis que o escritor faz com que a história tenha seu desfecho, tal como uma história de uma pessoa real. Ao longo dos escritos das cartas, mostrou-se a evolução da menina com relação aos acontecimentos, que tudo tem seu tempo para acontecer e prosseguir a partir das passagens da vida.
Por mais que não foram encontradas as cartas verdadeiras, a ficção criada pelo autor Jordi Sierra torna essa lenda a mais bonita e terna que se poderia se arredar em torno de um escritor famoso e talentoso como Kafka. É com histórias assim que eternizam dignamente autores de obras incríveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s