Realidades Adaptadas, de Philip K. Dick – Resenha de livro

realidades_adapatadasEditora Aleph
304 págs.

A curiosidade em ver de que maneira contos poderiam inspirar filmes, levou a conhecer este livro tão singular.
Surpreendente e curioso é perceber que em um formato de conto, que possui uma estrutura limitada, pode conter uma história que capture a atenção de tal maneira que perdura a leitura até o fim.
A temática que muitas vezes carrega a psique trazida pelo autor, mostra um enfoque único sobre conspirações, realidades que não devemos aceitar logo de cara e que muitas vezes temos que mudar a ótica para que enxerguemos os reais sentidos do que nos acerca. Com o motivador da contestação do que é apresentado, as tramas apresentadas navegam por mundos tecnológicos e sistemas sociais opressores, e que nem tudo que é aparente pode ser o que vivenciaríamos de fato.
As tramas evoluem em detalhismos que diferenciam e mostram a genialidade em como se destrincha toda uma situação em que enlouqueceria uma pessoa comum.
Admirável é destilar histórias fascinantes em um formato de história em que muitos escritores não apreciam. Todos os que aspiram a serem escritores deveriam obrigatoriamente escrever um conto que fosse. Se souber escrever em tão pouco espaço sua saga, garanto que muitos calhamaços deixariam de ser publicados.
Os contos deste livro são a prova que não são necessárias centenas de páginas para se contar uma bela história. A essência de uma boa história pode ser encapsulada neste formato, dando margem a serem infladas em forma de roteiros de filmes, popularizando o que há de melhor em um bom esccritor, que é saber contar uma história, entreter e ao mesmo tempo, inserir um contexto filosófico que faz ao mesmo tempo, aturdir e encantar legiões de leitores.
Li há muito tempo atrás outros textos deste autor. Mas nunca me captou tamanha atenção e admiração como hoje em dia. Bem dito a quem me disse, que devemos retomar certas leituras, pois nossa mente evolue e muda constantemente. Em um época achemos chatas certas leituras, em outras épocas será algo diferene da leitura passada. Fico embevecida em redescobrir a genialidade das histórias de Philip K. Dick.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s