Influência da leitura na escrita

tumblr_static_writing_2Pode parecer pouco provável mas algo visível ao longo do processo de escrita, é o fato de que quem escreve demonstrar que é um leitor experiente.
É inevitável refletir o quanto que uma pessoa possui uma certa carga cultural mesmo quando se escreve algo simples. A leitura é algo que só tem de acrescer de melhor para quem quer escrever.
A cada leitura de um livro ou mesmo textos da internet incorpora-se ao depositário de cultura que temos em nossa mente. Quanto mais o alimentamos, mais fácil é se achar soluções para as situações que surgirem pela frente. Pode ocorrer de encontrar até mais de uma versão para a mesma cena que queremos escrever. Isso é algo ótimo pois temos a chance de mostrar mais de uma visão de uma mesma situação, não se prendendo ou limitando a visão que temos do cenário todo.
É até compreensível que alguns escritores que não gostam ler nada quando estão em processo de elaboração de uma história.
A influência da leitura de determinadas literatura são significativas, deixando a lembrança imediata que aos poucos incorporamos ao depositário de lembranças.
A não ser que seja um leitor experiente ou que a literatura do livro seja muito diferente da que esteja escrevendo, é inevitável trazer algo ou mesmo confundir ao texto a ser escrito. O cuidado para que não se influencie pelo contexto do texto lido é um exercício mental poderoso.
Não tem nada mais triste em perceber que um texto escrito é de uma pobreza literária ou que o escritor possui uma carga literária muito rasa. O texto é mais simplista e traz poucos fundamentos de racionalização sobre determinados assuntos, mostrando clichês e situações alienadas evidentemente trazidas de fundamentos de outras pessoas. Ou seja, que a pessoa não demonstra o conteúdo que se deve e o que traz é já formatado por outros, sem nenhum discernimento diferente que ela própria poderia acrescentar.
Não basta somente saber construir as frases e desenvolvimento da ideia da história. A carga cultural faz muita diferença e é o lance que diferenciará o escritor de tantos outros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s