O Livro de Areia, de Jorge Luis Borges – Resenha de livro

O-LIvro-de-AreiaColeção Folha Literatura Ibero-Americana
104 pags

Um coletânea de 13 contos do renomado escritor Jorge Luis Borges, onde o epílogo explica sobre as várias temáticas que cada conto aborda. A expressividade em seus textos mostra a versatilidade de sua essência de escritor de texto e estilo de escrita único, que mostra desde seu apuro literária narrativa em versões de histórias com detalhamentos históricos que convencem. Outros contos, em sua simplicidade narrativa mas não menos sensível, explora-se na trama a sensibilidade do autor na percepção da alma humana, além de mostrar sob a ótica fantástica, dando um sentido quase mágico em suas histórias.
Chama atenção pelo nome curioso, O Livro de Areia, que é o título de um dos contos da coletânea. Esse conto lida com o fantástico de uma forma que prende a atenção, do começo ao fim.
Uma opinião pessoal a respeito deste livro, digo que nunca havia lido nada deste escritor tão conhecido e que arrasta milhares de fãs literários. Não tenho o comparativo de suas outras obras para dizer que é o melhor dele, mas o que li foi interessante em conhecer os vários lados deste escritor tão extraordinário e digno de sua fama, de homem de admiráveis talentos.
Há contos de sua notória qualidade literária, mas cheio de rebuscamento que sufoca um tanto a trama geral da história.
Outras, em sua simpliciade de desenvolvimento, mostraram o que havia de melhor em percepções filosóficas da condição e pensamentos humanos. Mesmo os que remotavam uma certa melancolia, como o conto “Undr”, não havia como meditar a respeito do contexto da história.
Nunca imaginaria que um autor que trata de suas histórias com teor fantástico, ganharia tanta notoriedade e respeito no meio literário.
É livro que releria, para avaliar sob as várias óticas que variam em cada época de nossas vidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s