O Rei de Amarelo, de Robert W. Chambers – Resenha de livro

O-Rei-de-Amarelo_-Chambers256 págs.
Editora Intrinseca

Era inevitável a atribuição deste autor à uma influência ao escritor H.P. Lovecraft. Mas pode-se dizer que é um engano pois em se tratando do escritor Chambers, a linha de pensamento e temática em parte de seus contos faz realmente lembrar, o que é explicável por ele receber as mesmas influências literárias do famoso autor. Os primeiros contos possuem a mesma atmosfera sombria e de desesperança à condição psicológica humana, mas está nos entremeios de narrativa que o diferencia.
A primeira diferença é o fato do autor se valer de um recurso de estrutura de enredo que é citar o próprio livro nos contos, dando-lhe uma fama de literatura maldita e seus personagens decadentes que influenciam as pessoas de mentes pueris e influenciáveis. Convence-se em alguns contos que toda a mística criada pela farsa do autor, dando um embasamento crível da mitologia em torno do livro com um todo.
A segunda diferença é o enfoque e a forma que o autor narra as histórias em uma explanação mais suave e não menos dramáticas das situações em que os persoangens envolvidos. A sutileza das situações envolvem o desfecho em uma aura melancólica e algumas vezes, de uma delicadeza e justiça poética eternecedora.
Esta coletânea de contos forneceu o quanto de pôde tirar do mundo que o próprio autor frequentou, que´é de artistas inciantes de artes, à margem da sociedade de moral e ética inalcançáveis aos menos favorecidos.
O clima que os contos passam também é de que os personagens e as situações estão por um fio de cair em desgraça. Ou que onde ocorre uma desgraça eminente, sempre haverá algo por suspirar ou chorar

Anúncios

One thought on “O Rei de Amarelo, de Robert W. Chambers – Resenha de livro

  1. Adorei a resenha, e adorei esse livro também! Sou muito fã de literatura gótica, e adoro temas sombrios bla bla bla Eu gostei muito também foi que têm várias referências á outros dois autores que eu amo muito: Poe e Wilde. Além disso, a tal ”mitologia amarela” é fantástica!
    Por fim, o livro também me deixou muito curiosa sobre H.P Lovecraft, que com certeza vai ser uma das minhas próximas leituras!
    Um beijo ❤
    jogueodado.wordpress.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s