Divagações pelo mundo – A última árvore do deserto

Sempre que vejo ou escuto histórias pelo mundo afora, é inevitável querer replicá-las. Interessantes e algumas vezes com pitadas trágicas, não há como ficar indiferente a elas.

Arbre-du-tenere-1961

Em 1941

A última árvore do deserto – Árvore de Ténéré

Existe a história de uma solitária árvore, um exemplo que ser um dos últimos é ser vítima da passagem do tempo e dos homens.
Para se chegar a essa árvore, eram necessários percorrer mais de 200 quilômetros pelo deserto do Saara, na região de Níger.
Esta árvore, da classe das acácias, é uma espécie muito resistente em lugares inóspitos como o deserto. Por volta de 1938/39 perfuraram um poço, e perceberam que suas raízes se aprofundavam a mais de 35 metros, para alcançar a água.
Por aquela região já houvera uma floresta dessa espécie. A crescente desertificação e influência da passagem do homem pela região aos poucos destruiu a floresta, restando apenas uma. Ela ficou solitária por muitas décadas, sendo utilizada como ponto de referência a muitas caravanas que trafegavam pela região. Era considerada um tipo de farol para os viajantes.
Existia uma superstição em torno desta árvore dentre os azalai, um povo do deserto. Sempre que ocorria um arranjo tribal, para ser respeitado, firmavam sob a sombra desta árvore. Os azalai acampavam perto da árvore durante a travessia do Ténéré, em sua peregrinação a Birma.
6a00d8345167db69e200e54f4af3768834-800wiEis que por volta dos meados da década de 73, um motorista de origem líbia, bêbado, derrubou a árvore, colocando um fim trágico para a última árvore da região.
Apesar da tragédia, recolheram os restos dela e levaram-os para o Museu Nacional de Níger. Seus restos estão expostos como sendo a última árvore do deserto em Ténéré.
No local original, construíram uma escultura de metal emulando uma árvore, perpetuando o local de referência visual.

Triste, para dizer pouco…

Fonte: www.amusingplanet.com , Wikipedia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s