A Árvore dos Janizaros, de Jason Goodwin – Resenha de Livro

A-Arvore-dos-Janizaros360 págs
Editora Suma das Letras

Imaginem uma história no estilo policial ambientada em 1836, na cidade de Istambul.
Além da ambientação histórica, o personagem pincipal, o eunuco Yashim, detetive respeitado dentre as castas da sociedade local, tem dez dias para investigar inicialmente um assassinato da mulher que fora escolhida para ser a favorita do Sultão.
A partir desse episódio, surgem outros crimes interligados ao caso investigado, que pontuam a tensão e intrigas que conspiram contra o Sultanato. Muitos indicativos apontam para a atuação de um grupo considerado clandestino, os Janizaros, que acreditavam que foram exterminados dez anos atrás. Estes mesmos conspiraram para a derrubada do governo da época, motivando sua cruel extinção com uma matança que esmagou a todos.
Os detalhes históricos da sociedade local da época cativam por proporcionar uma iamgem rica de comoera a vida em uma cidade como Istambul, a capital do Império Otomano. Detalhes de tipos sociais interessantes, como Koyçek, um dançarino vestido de mulher, um embaixador russo decadente e dentre muitos outros.Fora que cita a circulação de estrangeiros dentre o povo local, tais como europeus, ingleses e americanos, estes que comercializavam e trocavam experiências mlilitares.
A leitura foi fluida e interessante, fez-me devorá-lo em poucos dias. É um dos poucos romances policiais que mais me interessou nos últimos tempos. Além do gênero,a temática histórica e personagens exóticos fizeram o diferencial que também despertou um interesse pela cultura muçulmana e do Oriente Médio.
Para quem quer ler um romance histórico e com temática policial, é uma ótima leitura.

Existe outro livro, que seria o segundo livro da mesma temática e com o personagem Yashim. O livro se chama “A Serpente de Pedra”. Claro que já comprei e logo o lerei.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s