O Aleph, de Jorge Luis Borges – Resenha de livro

O-Aleph_Jorge-Luis-BorgesEditora Globo/MEC – 1972
146 págs.

Narrativa que não segue e nem necessita dos padrões descritivos que a maioria dos escritores segue.
Jogo de palavras que já traduz a história e seus detalhes, sem se ater à estruturação narrativa usual e que estamos habituados a ler.
A escrita do autor valoriza o tema fantástico, dando um teor de profundidade que dá uma credibilidade crível a quem desconhece à temática autoral.
Ler os contos é um exercício de exploração fantástica de fatos históricos quase toranndo-os possíveis de ser creditados como de fato existentes. Algumas vezes, a escrita respeitável torna plausível o que nem se contesatria historicamente.
As histórias são feitas no forge das batalhas dos homens, crueza da vida e sentimentos embrutecidos, sem se esquecer que em tudo há sempre uma filosofia e tom fantástico em tais ocorridos.
Talvez pela tradução da época deste livro (1972), que tem quase a minha idade, tornou os contos com a temática da época, mais carregada literariamente que as edições mais novas do autor. Leria novamente uma edição mais recente, só para comparar como em cada época é o modus operandi de cada geração de profissionais encarregados em traduzir e adaptar obras estrangeira. Não é uma edição ruim, mas achei-a com uma linguagem um pouco mais “complicada” e que exigiu um pouco mais de atenção.
Os contos não deixam de ter sua aura fantástica ou desvalor literário de conteúdo por causa de uma adaptação de linguísatica e textual de cada geração. Apenas dizendo que diferença existe e dependo do autor e contos, vale a pena ler outras versões.
Apenas me preocupa o quanto da influência do profissional que o adaptou teve sobre o que é o trabalho real do autor em questão.

Anúncios

One thought on “O Aleph, de Jorge Luis Borges – Resenha de livro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s