Rashomon e outros contos, de Akutagawa – Resenha de livro

Rashomon_AkutagawaEditora Hedra
200 págs

Contos que retratam o reverso da sociedade japonesa dos idos medievais. A exposição da miséria humana (valores humanos) das camadas sociais japonesa e a podridão dos valores pessoais de quando confrontadas a situações conflitantes.
A plasticidade da ótica oriental é aliada à observância filosófica de um escritor que não era insensível à dramaticidade da decadência da sociedade da época. O sofrimento, a impugnância do ser em condições de extremas de pobreza, aliadas a um filosofismo permeia seus contos.
Não se julga pelo que o houve e nem um fechamento certo para o ocorrerá. O relato é aberto para que o leitor tire suas conclusões baseadas em seus conceitos culturais e societários.
Em nossa cultura e sociedade, ler algo como Akutagawa fez é algo tão improvável quanto fantasioso. Tais pensamentos são comuns a maioria pois, em se tratar de um país catequizado pela Igreja Católica, histórias provenientes de outras cultura soam absurdas e objetos de curiosidade cultural por serem de fora.
Mas o pouco que se lê sobre a cultura japonesa é tão plastificada e comercial que deixam-nos ignorantes ao quanto de tipos de histórias diferentes dos assépticos mangás e animes atuais.
Em toda cultura sempre há o contraponto, a subversidade que nem todos estão dispostos a conhecer e compreender.
Nos contos do autor, vi ecos de outras histórias de um autor japonês de mangá, Kazuo Koike. O primeiro contato que tive a esse tipo de história, um tipo de viagem filosófica de samuraise da sociedade que acerca o shogunato, foi com o mangá Lobo Solitário. Foi um baque nesse contato pois nunca fui fã de super-heróis. O nível de pensamento filosófico trouxe um sentido diferente à leitura deste tipo de mídia. Foi a partir daí, meu respeito e adesão à filosofia budista foi decisiva.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s