Versando em gêneros diferentes

type oceanEscrever é um ato contínuo.
Isso é um fato a partir do momento em que se sentou a trabalhar para se tornar um escritor.
E para ser um mero escritor, basta ter um texto que expresse sua ideia e nada mais.
Mas para ser um autor, um escritor que elaborou todo conceito de uma história para se criar uma outra, isso sim demanda um trabalho que vai além do que a escrita de meras palavras.
Buscar ideias não é fácil. A partir de sua linha de interesses culturais e pessoais, meios para se buscar novas ideias se esparramam por aí. Há um mundo de coisas interessantes por aí, mas aí deve entrar o crivo de que algo que seria de fato interessante não só para si, mas para a quem irá atender, o leitor. Mesmo que possua um gosto diferenciado, muitas ideias de boas histórias são pouco quistos pelos leitores comuns. Há histórias que sequer vêm à tona por causa do crivo de editores ou do próprio autor que não acreditam nela.
De tantas ideias que se têm por aí e já conhecida pelas pessoas, é cada vez mais raro encontrar ideias originais.
Hoje em dia o que se mais se encontra é a derivação de ideias já existentes para verter outras variantes de histórias.
Desde bem alinhavada ou bem narrada, esse derivativo se torna algo muito interessante e merecedora de atenção.
Agora, quando se pega ideias comuns, cabe a boa escrita e competência do escritor torná-la algo que cative seus leitores e captar novos seguidores de sua obra.
Conheço muitos escritores experientes com uma escrita invejável, capazes de gerir textos magníficos. Mas tem sempre algo que falta para que a história se torne algo maior. É até triste ver tal situação.
Algumas vezes isso ocorre quando o escritor quer versar em outro gênero. Quando este tem uma boa bagagem de trilhar em um gênero diferente o qual fora conhecido, é algo maravilhoso.
Mas mesmo com uma bela escrita, se não há aquela essência que torne a história atraente, e versar em temas da moda ou muito batidos, é um deslize literário.
Nada contra em ver escritores experientes em versar em gêneros diferentes. Mas é algo que deve ser muito bem experimentado, trabalhado junto a leitores beta e com o editor, para que não se torne um deslize que levará o escritor para a beira do precipício literário.
Ou pode ser uma oportunidade de captar novos leitores, em gênero diferente, que só acrescerá à legião de seus seguidores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s