Oficializado o Dia Nacional da Poesia. Será no aniversário de Drummond

carlos_d_andrade5Em uma notícia veiculada em 7 de junho de 2015 pelo site DeFato, foi publicada no Diário Oficial da União em 3 de junho, a Lei 13.131/2015, que sanciona o dia 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia.

O senador Álvaro Dias (PSDB), autor da proposta original, propôs a data para, além de homenagear o escritor itabirano Carlos Drummond de Andrade, ser a data representativa do gênero literário que até então não possuía uma data oficial no âmbito nacional.

Segundo o site, a justificativa apresentada do projeto, o senador destaca a importância de se valorizar a cultura de um povo. “No Brasil, o valor da cultura é reconhecido especialmente no art. 216 de nossa Carta Magna, o qual declara como patrimônio cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, nos quais se incluem as formas de expressão e as criações artísticas. Entre estas, especial destaque merece a literatura, reconhecida e valorizada por nosso povo, e de cujo meio já brotaram alguns de nossos artistas mais estimados, como José de Alencar, Castro Alves, Cruz e Souza, Machado de Assis, Mário de Andrade, Jorge Amado, Manoel Bandeira, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, para citar apenas alguns de uma numerosa plêiade.”

O senador explica também que a escolha da data é em razão da importância de Drummond como representante nacional da poesia, sobretudo em função de sua influência na literatura nacional e seu reconhecido destaque no mercado editorial internacional. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas, como espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, entre outros. Ao mesmo tempo, o escritor trabalhou como tradutor de obras de importantes autores internacionais, tais como Marcel Proust, Garcia Lorca e Molière.

Portanto, marquem no calendário, 31 de outubro, para comemorarem, oficialmente o Dia Nacional da Poesia!

Fonte: http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/07-06-2015/aniversario-de-drummond-e-oficializado-como-dia-nacional-da-poesia

Nota:

Já existe outra data em que se comemora o Dia da Poesia. Seria o dia 14 de março, em homenagem a Castro Alves. Essa data tem sido comemorada desde 1977, e foi sugerida pelo deputado federal João Alves. Mas a proposta de oficialização de data comemorativa não foi aprovada e arquivada. 

Tem sido comemorado nessa data de 14 de março por escolha popular, mas não oficializada pela União.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/cultura/2015/06/dilma-sanciona-lei-que-oficializa-o-dia-nacional-da-poesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s