Cadernos de Leitura

Para aqueles que costumam ter um hábito de leitura um tanto constante, algumas vezes se deparam em expressar suas impressões sobre os livros ou textos que leram. Alguns comentam com amigos, escrevem nas redes sociais ou em blogs.

O caderno de leitura nada mais é uma forma de anotar as impressões de leitura de qualquer leitura. É comum, dentre os que têm esse hábito de anotar suas impressões, fazer de livros.

A idéia é bastante simples: pega-se um caderno, seja pequeno ou grande, o que for mais do agrado pra se escrever ou carregar, ambos escolhidos pela praticidade. Anota-se o título e demais informações que sejam relevantes para identificar o livro (autor, número de páginas, editora, ano de publicação, em que língua que foi publicado, etc).

Um de meus cadernos de leitura mais recentes

Um de meus cadernos de leitura mais recentes

Algumas vezes o fato de se anotar nesses cadernos é a sua utilidade para apontar questões os fatos relevantes para o foco do leitor em si. É comum, dependo da extensão do texto ou complexidade, anotar essas relevâncias para que não se percam ao longo da leitura e para uma análise global do livro mais apurada e com uma contextualização mais sólida.
No meu caso, serve para apontar fatos relevantes para elaborar uma resenha com um texto mais apurado. Fica mais contextualizado do que um simples “Gostei” e “Não Gostei”. Também anoto fatos que sejam relevantes da escrita do autor, em uma observância técnica literária que adiciona à captação de informações do que é escrever.
Existem matérias em faculdades que adotam a ideia do caderno de leitura como trabalho complementar. É algo muito válido pois incentiva a leitura de modo construtivo e não só algo sem contexto e obrigatório, o que é péssimo para aqueles que simplesmente burlam o sistema de estudo para somente ganharem pontos, sem aprenderem nada.
A experiência ems e adotar esse hábito de anotar as impressões é muito positiva. Não só cria uma preocupação a mais em se atentar ao texto que lê, assim como aparentemente dá um crivo crítico a aspectos que passavam desapercebidos. Acreditando nisso, cria-se um crivo crítico para se saber que tipos de livros estamos sujeitos como leitor, sejam bons ou ruins, comerciais ou poéticos. Enfim, proporcionando um crico crítico que a maioria dos leitores sequer possue.
Há quem faça escrevendo diretamente no computador. O fato de se anotar a mão é que é o caderno está à disposição quase sempre por perto. Diferente de se confiar em tecnologia, que algumas vezes não há algum computador ou dispositivo móvel para se anotar, além do fato em não salvar os textos ou se erder nas pastas. Mas isso é algo bem pessoal e dependerá de como a pessoa se organizará em se fazer anotações.
Esse hábito de escrever tem sido útil até mesmo para o meu ofício como escritora. Deu- um sentido e cuidado para avaliar que tipo de texto é bem elaborado, e também para outros que nem tanto valor possuíam. Deu-me discernimento lógico para elaborar textos mais racionais e com opinião literária que fazem de minha escrita mais profissional. E também sobre a estrutra de uma história, como fazer e não fazer, principalmente.
Muitos de meus amigos apreciadores de leitura falaram sobre seus cadernos, tal como Sadrac Rosa Leitão, Marcelo A. Galvão (que cedeu as fotos de seus cadernos) e também coloquei a de um de meus cadernos mais recentes.
Está dada a dica sobre os cadernos de leitura, que poderá se tornarão só um aliado na organização das leituras, assim como uma ferramenta para trabalhos futuros.

Caderno de leitura cedido por Marcelo A. Galvão

Caderno de leitura cedido por Marcelo A. Galvão

Cadernos de leitura cedidos por Marcelo A. Galvão

Cadernos de leitura cedidos por Marcelo A. Galvão

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s