As Cinco Sementes de Laranja, de Sir Arthur Conan Doyle – Resenha de Livro

Cinco-Semente-de-Laranja_Conan-DoyleEditora Zahar
30 págs.
Ebook
Apesar de ter lido há mais de 30 anos os livros que me conquistaram para a minha paixão pelo romance policial, ler novamente uma história com Sherlock foi algo revigorante e saudosista, ao mesmo tempo.
Há algum tempo buscava meios de ler publicações digitais de modo mais prático. Enfim usufruindo um aparelho que proporcionasse tal leitura, resolvi iniciar a minha jornada de leitura de publicações digitais por esse livro.
Reler o texto de Conan Doyle, depois de tanto tempo, causou-me um pouco de estranheza.A princípio esperava alguma dificuldade em compreender determinadas palavras ou estrutura de parágrafos.
Não senti a mesma dificuldade da época pela óbvia constatação que, ao passar dos anos e quilometragem de leituras realizadas, nossa compreensão se modifica. Na primeira época que o li tinha por volta de 12 anos.
A leitura atual foi rápida e tranquila. Talvez por já ter-me habituado a ler textos de literatura clássica, pareceu-me menos rebuscado dos textos que já li. Pareceu-me até casual demais pelo tanto que me recordava da época.
O caso em si não decepciona. Mas por já estar habituada a esta estrutura de história policial investigativa, é um tanto previsível em quando a trama evolui do meio para o final. Inclusive achei que o final foi um tanto “preguiçosa” na conclusão, apenas conjecturando o final em que os suspeitos seriam capturados. Uma típica conclusão de conversa de pé de lareira.
A culpa talvez pela expectativa de um desenvolvimento mirabolante seria pelo hábito em sorver filmes e séries que maximizam demais  ação e detalhes investigativos geniais, fermentados demais para nos inflar pelo consumo por conteúdo inteligente e ágil.
Mas de certo modo, a leitura foi prazerosa, apesar de rápida.
Esse foi o primeiro livro que li pelo sistema do site da Amazon, o Unlimited. Paga-se R$ 20,00 por mês e têm direito a baixar pelo aplicativo deles milhões de livros no formato e-book. Divulga-se este serviço como se fosse um “Netflix” de livros.
Deixe uma Resposta

