Bartleby, O Escriturário, de Herman Melville – Resenha de Livro

Bartleby_o-Escriturário_MelvilleL&PM Pocket
102 págs.

O dono de uma proeminente escritório de escriturários depara com uma situação que faz-o admitir um homem de modos e jeito peculiar. Movido por seu sentido de decência humana, o dono do escritório admite um funcionário que faz seu trabalho exemplarmente, causando uma certa estranheza social dentre os funcionário do lugar. Aos poucos, o estranho demonstra mais peculiaridades que os demais se recusam a aceitá-lo naquele meio. O desenrolar dos eventos causa uma comoção em que o dono tem que decidir dentre seu senso moral ou de apaziguar seu meio social, abalado pela prersença do estranho escriturário.
A narrativa do autor expões fatos que ao mesmo tempo deixa para o leitor o que pensar a respeito do desenrolar dos mesmos, decidindo por seus próprios moldes morais do que ocorre com opersonagem.
Não há como classificar ou entender precisamente o que se passa com o psicológico emocional que muitas pessoas passam.
De acordo com a evolução/criação cultural e moral de cada um, pode-se julgar que o personagem seja propositalmente senil ou provido de alguma anomalia psicológica que fazia-o agir de um modo que esteja preso a rotinas repetitivas e que gradualmente ocupava o ambiente social impondo seu jeito peculiar social, que causavam certa estranheza e repulsa. Tirando o que o mantinha são, o declínio psicológico toma rumo, testemunhado pela única pessoa que se importava de fato com ele.
Não é uma história de final feliz. Mas de uma narrativa evolutiva de fatos que prende do começo ao fim. Difícil não se cativar pela leitura dos fatos a até saber até que ponto o personagem peculiar acabará, preso em sua condição psicológica e destinado a um fim que a sociedade de época não compreendera e pudera dar-lhe o tratamento adequado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s