Fluam Minhas Lágrimas, de Phillip K. Dick – Resenha de Livro

Fluam-Minhas-Lágrimas_PKDEditora Aleph
256 págs.

Um apresentador de Tv rico e famoso tem sua vida transformada após um ataque que mudou completamente sua vida. Antes com facildades que a riqueza e a fama proporcionava, se vê em um quarto de hotel barato, sem identificação ou dinheiro suficiente. Para aumentar seu desespero, ninguém para quem ele recorre se lembra dele. Ele tem que sobreviver para reaver tanto a sua vida roubada e uma explicação para o que ocorreu.

Dentre o universo criativo do autor, temas relacionados à paranóia, estados governamentais totalitários e castradores, opressão do indivíduo, etc. Tudo isso são recorrentes na maior parte das tramas de seus livros.
Não seria diferente neste livro. O adicional é a contínua menção de consumo de drogas alucinógenas e recreativas, que são um certo modo o combustível catalisador de toda inflamabilidade que impulsiona a leitura.

Outro aspecto recorrente é o fato de mostrar os dois lados da sociedade retratada. Um lado que seria o oprimido, cego de sua condição e além dos muros societários, o outro lado é o do opressor, que apesar de seu papel desempenhado com resignação. No geral, ambos os lados estão presos em suas fundamentos filosóficos e estatutários, transformando suas vidas em uma agonia do querer escapar e a constante constatação da impossibilidade de fuga. Os confrontos dos personagens se baseiam no confronto moral de cada lado, de cada parte que os personagens acreditam e lutam.

Não é uma das melhores obras do autor, que replica ecos dos temas recorrentes de outros livros, mas rearranjado em uma trama atraente e menos carismática, mas que não foge do usual de outras obras dele.

Anúncios

One thought on “Fluam Minhas Lágrimas, de Phillip K. Dick – Resenha de Livro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s