Correio Sul, De Antoine de Saint-Exupéry – Resenha de Livro

Correio-Sul_Antoine-de-Saint-ExupéyEditora Nova Fronteira

132 págs

Primeiro livro do autor, valendo-se de sua experiência como piloto de Correio Aéreo da empresa aérea Aéropostale, que posteriormente se chamará posteriormente AirFrance, que cobria a rota Paris – Dacar.

Um romance descreve a rotina de desbravadores de rotas de conexão do Correio Aéreo da Aeropostale, onde o perigo, as incertezas provocadas pelas intempéries e a solidão sempre presente eram uma constante na rotina destes profissionais.

A narrativa descreve o vislumbre das paisagens e ambiente, tanto internas, assim como as externas, comparando as cidades e lugarejos como vitrines distantes e fulgazes. Dentre as viagens existe margem para um romance onde nem sempre o que se anseia pelo amor sublimado sobrevive às nuances de uma vida em comum. Mundos tão diferentes que nem sempre uma paixão pode consolidar a expectativa e sonhos de um futuro de uma vida em comum. Por mais que se escape das tragédias e tristezas de outra vida, a infelicidade sempre dá um jeito de acompanhar. Para o personagem, a incerteza de que a vida de quem ama perdure se torna insuportável, justificando a fuga por tantas viagens pelas rotas perigosas. O perigo era a única certeza aceita por fazer parte da rotina de trabalho. A morte pela missão realizada um troféu para os corajosos e abnegados pela função.

A cada passagem por algum lugar da rota é descrita com abstração de detalhes que o autor captou de pequenos retalhos visuais e sensorias de sua própria vida, descritos de modo sutil e dotado de uma poética e filosófica única, dando margem a elocubrações mesmo depois da leitura dele.

Não há como não se encantar com as abstrações filosóficas descritas sobre a solidão de uma vida de passagens efêmeras, onde a areia, o sol escaldante, a interação com povos do deserto compõem uma obra que captou apenas um lapso da efervescente vida de viagens pelo mundo feito por Antoine Saint-Exupéry.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s