Voo Noturno, de Antoine de Saint-Exupéry – Resenha de Livro

Voo_Noturno_Antoine-de-Saint-ExuperyEditora Nova Fonteira
136 págs.

Baseado na experiência profissional do autor, na época em trabalhava na Aeropostále, em rotas pioneiras do Correio Noturno, que cobriam o hemisfério Sul, desde a Argentina, Patagônia a até a porção européia.
A narrativa orbita no trabalho de Correio Aéreo em rotas de período noturno, tão incertas quanto às intempéries que era sujeitos os personagens que fazem parte desse universo móvel e pioneiro, vívido em sua interpretação narrativa, que demonstra o quão era perigoso fora esse trabalho.
Realizado sob essas circunstâncias, de pouquíssimo apoio tecnológico, cada vôo era sujeito a todo tipo de problema, valia-se de mapas, telégrafo via rádio e o vislumbre pelo horizonte.
No texto, o autor desfila toda sua experiência como piloto de avião, com detalhismo de equipamento, rotina e ambientação que somente quem vivera tais momentos poderia detalhar da maneira apresentada. Toda a veracidade aos detalhes mantêm a tensão de cada vôo sob circunstâncias adversas.
Ao mesmo tempo que o autor tem a preocupação em detalhar com maestria a ambientação, tem também a sutileza poética de cada observação, momentos cotidianos e inter relacionamentos profissionais, onde as passagens de situações é feita tanto com a delicadeza filosófica que cada momento suscita, assim como a abstração literária sutil para narrar momentos de intensa movimentação e causa um impacto considerável na descrição de momentos dramáticos.
Considerei uma leitura bem fluida e com certo aprofundamento filosófico literário em que leitores de romances aeronáuticos irá apreciar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s