Haroun e o Mar de Histórias, de Salman Rushdie – Resenha de livro

Haroun-e-o-Mar-de-Histórias184 págs.

Ed. Companhia das Letras

Um universo de personagens de rica cultura indiana, onde o personagem Haroun convive com seu pai, um contador de histórias de certo renome na comunidade em que viviam.

Após um problema familiar, onde sua mães os abandonam, seu pai entra em crise, deixando seu filho e amigos preocupados. Desesperado pelo estado que seu pai findava, o menino sai em busca de algo que ajude seu pai, que seria a inspiração do mundo fantástico de histórias.

Engendra uma viagem ao mundo fantástico de histórias, deparando com seus habitantes peculiares.

Conhece o drama deles, onde a maior preocupação era a de que o mundo deles estava morrendo e não sabiam como e nem quem recorrer para evitar tal tragédia.

A narrativa é recheada de detalhismos exóticos aos olhos e gosto ocidentais, onde cada passagem deve-se atentar pelos fatos ocorridos que muitas vezes torna a leitura um deleite criativo de personagens e ambientações que o autor soube transpor e fazer com que o leitor viaje em sua trama.

O interessante é a conceitualização da busca pela inspiração. Alguns dotados do dons de criação pode ocorrer de ter que fazer remergulhos para buscar mais criatividade ou inspiração, quando estes se mostram exauridos. Para meros mortais como nós, a busca é feita de modos diferentes, variáveis para cada um. Muito de indicam os caminhos mas é somente para quem os busca é que saberá a fórmula ou caminho a ser seguido para essa obtenção.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s