Caso dos Números, de Gunther Schmidt de Miranda – Resenha de livro

Caso-dos-Numeros_Gunther-Schmidt-de-MirandaEm uma linguagem direta e sem grandes floreios, o autor narra em uma trama intrincada do investigador Marlos, em mais uma obra onde ele tem que desvendar o mistério envolvendo as mortes de escritores famosos de literatura policial, onde cada um é vitimado da forma em que ocorre os assassinatos em seus romances escritos.
O desfile de personagens curiosos e tipicamente brasileiros, demonstra o comprometimento e apreciação pela rotina e cultura brasileira, que faz o desenrolar da leitura fluir sem dificuldade e com toques de humor do povo e da rotina policialesca .
É interessante encontrar um ponto ou outro de familiaridade de elementos cotidianos urbanos, além do fato de contar de elementos cariocas, que quem vive por terras da antiga capital federal saberá identificar.
Mesmo as vítimas, mesmo baseadas em autores reais do panteão de nomes da literatura policial, não há como saber quem são de fato. A criatividade em se criar os nomes praticamente gerou personagens únicos e até mais interessantes que os escritores reais.
Além das várias reviravoltas e voltas que a história se encaminha, certos detalhes denotam que o autor possui uma considerável bagagem do tecnicismo e rotina das investigações da polícia civil do Rio de Janeiro. A burocracia, tratamento hierárquico dentre as agências de segurança e militar, além de conhecimento de equipamento, legislação e armamento, condiz que o autor sabe o que está escrevendo e não precisa simplesmente inventar lei ou procedimentos para justificar as ações requeridas na trama.
O coloquialismo autêntico de seu linguajar, maneirismos e costumes tornam a obra peculiar e proporciona um tempo de leitura prazerosa e descompromissada, fatos que muitos literatos se torcem em torcer o nariz para obras cotidianas que eles mesmos não conseguem replicar competentemente o mesmo carisma que torna-a atrativa para o leitor comum.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s