Instagram para Escritores

Fazendo as andanças pelas redes e sempre buscando meios e maneiras de se fazer a divulgação de meu livro e trabalhos literários, fiquei um tempo explorando o Instagram. Já o utlizava mais para postar fotos de qualquer coisa de minha rotina, viagens e andanças visuais.
Fora que a timeline das pessoas que seguia era na maioria de fotos de entardecer, amanhecer, comida, gatos (muitos!), esposas, filhos e até uns nudes de mal gosto.
Ou seja, um jeito comum de se utilizar a rede.
Mas a partir do momento em que visualizei algumas garotas postando fotos de livros (de títulos essencialmente teens) e também as famosas frases poéticas, percebi que havia um burburinho de pessoas interessadas em leitura. A partir disso, o que se sucedeu foi como puxar o fio de novelo, que desenrolou em surpresas que pareciam-me inexplicáveis ou espantosas do modo que engajavam tantos seguidores.
Segui alguns conselhos bem simples até, para aumentar minha redes de seguidores. Duvidei no começo, mas depois de menos de 3 dias obter mais de 200 seguidores, fiquei espantada. Apliquei o mesmo nas outras duas contas que possuo (@torrentelitera e @detetiveliterario7). Novamente ocorreu de obter uma quantidade expressiva em 3 a 4 dias. O espantoso é que essas duas contas possuíam apenas 3 ou 6 posts.
Apesar da boa experiência, investir um tempo e energia no Instagram tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:
– A resposta de se obter seguidores é muito rápida;
– Por ser essencialmente visual, as pessoas tendem a curtir mais posts com imagens relacionadas ao temática que está interessado. Ou seja, o público é focado no mesmo campo de interesse (por exemplo, livros);
– É um meio rápido de se obter leitores realmente interessados em leitura e redirecioná-los para outras redes (blog, sites, etc.).
– Dá uma exposição de sua imagem junto ao pessoal mais jovem e é mais democrático que o Facebook, por exemplo, além angariar mais curtidas e mais rápidas também.
Obs.: Não adianta nada o escritor ter um texto ótimo mas fica enfurnado em sua alcova, esperando curtidas ou que leitores venham até eles. E dependendo do tipo de faixa de leitores que almeja, o IG é uma maneira de conhecer as tendências de preferência de leitores jovens. Tudo depende de quem for seguir, é claro.

Desvantagens:
– Para se obter um bom fluxo de curtidas e seguidores, deve-se publicar todos os dias, pelo menos uma vez ao dia; É algo que no começo cansa bastante, mas acaba se acostumando ou se desgastando;
– Quando se é escritor, é comum aparecer um enxame de pessoas querendo livros. Algumas possuem um certo engajamento aceitável (mais de mil seguidores para cima, por exemplo), mas outras somente querem ganhar e postar resenhas pobres e resumidas, além de trabalhar somente no IG (como elas chamam o instagram). Esse detalhe não é uma grande vantagem, principalmente se quer obter uma visualização dentre as várias redes sociais. O ideal é fazer parcerias com instagramers (pessoas que trabalham com o instragram) que possuam contas em outras redes, blog, site, canais no YouTube, etc.Ou seja, umarede maior de divulgação.

Um fato para aqueles que não enxergam o pontencial do Insta é que, se não está acostumado a qualquer rede social, seu conceito e macetes, vai penar ou não irá obter os resultados esperados.Se nem se interessa por novidades tecnológicas, melhor ficar no celular com tecla e continuar reclamando que “o brasileiro não lê”.

Mas também as postagens no Instagram possuem estratégias próprias dessa rede, popular dentre oa admiradores de imagens conceituais relacionados ao tema.
Mas aí já será outro post que farei.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s