A Detração – Breve Ensaio Sobre o Maldizer, de Leandro Karnal – Resenha de livro

Editora Unisinos
104 págs

Aa-detracao_breve_ensaio_sobre_o_maldizer_leandro-karnal Detração, por seu outro nome e mesma significação, é algo quase tão inerente e natural desde por conhecemos como seres sociáveis. Basta conviver com pessoas que não demora a ocorrer um comentário que seja sobre qualquer cois que achemos em comum com outrem.
Não só discorrer lucidamente sobre o assunto, o autor pontua historicamente onde a detração não se torna célebre, assim como altamente tragica e fatalizante a ponto de ultrapassar gerações e séculos. É algo tão enraizado no nosso sentido societário que o livro sagrado religioso mais famoso é um cabidal de todo tipo de detrações disseminado nas pregações em missas e conversas do mesmo teor. Até mesmo quem não é frequentador ou mesmo acostumado aos preceitos da Bíblia, sabe ao menos de algum versículo ou passagem que enfoque em se falar mal a outros.
O fato de existir se tornou tão natural que quase ninguém escapa desse mal.
Não só a exposição dos fatores e justificativas desse mal existir, o autor enfoca de tal maneira quase didática eloquente  e com as pinceladas de humor inteligente, marcas de seu trabalho como estudioso, docente e filósofo que vem conquistanto as massas que anseia por algo com mais conteúdo que o usual imbecil circulante nas redes sociais.
Ao menos o conto com algo que se pense e reflita faz com que algo em mente das pessoas cpte além da rotineira alienação que a maioria se sujeita.
Tão positivo quanto necessário exemplos de maior reflexão de conteúdo nos tempos áridos de socialização digital.
Observações particulares a respeito do livro:
É inegável a minha admiração pelo professor Karnal. Quisera eu estudar sob a orientação deste, onde sua voz modulada sobre diversos temas me traz a calma que me fez entender e ao mínimo pensar além do  habitual. Já gostava de filosofismo e o discurso dele tem me feito refletir sobre aspectos que me traziam aflição e desesperança. Recomendo os vários vídeos dele no You Tube sobre as redes sociais, a felicidade e Shakespeare também.
O livro é bem rápido de ser ler (100 paginas e em foramto pequeno, de bolso quase). Não é diferente do que ele fala em suas palestras em vídeo mas o enfoque histórico taz um peso que embase aspectos relacionados ao aoto de falar mal de outros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s