Ponto Quarenta – A Polícia para Leigos, de Roger Franchini – Resenha de livro

Ponto-Quarenta_Roger-FranchiniEditora Veneta
120 páginas
Novela policial em capítulos divididos na forma de contos, narrando trajetória do investigador Vital em sua rotina profissional dentro da corporação da Polícia Civil de São Paulo.
No cenário urbano da capital de São Paulo ocorrem os dramas que o personagem lida em sua rotina diária onde se descortinam dramas e tragédias de pessoas que emergem em seu trabalho de investigador policial.
Além de lidar com sua rotina de trabalho e tentando equilibrar seus estudos, convive com a inevitável política institucional que engole toda a estrutura de comando da Polícia.
As soluções de problemas de crimes e confusões comportamentais quase sempre é feita por uso da força bruta , além de mostrar a propina ser distribuída para cima do Escalão político.
O vai e vem político e de propina chega a ser chocante.
O enfoque da escrita do autor acrescenta um ar humano pouco comum em histórias policiais, que na maioria das vezes é narrado de forma técnica, esquecendo o humanismo inerente a qualquer pessoa, seja o bom cidadão, seja qual delinquente for, tudo é encarado o mais próximo possível do real.
A luta do personagem Vital é hercúlea e quase heroica, em sobreviver e manter sua dignidade e sanidade acima ou quase incólume das agruras e vicissitudes que a rotina policial pode oferecer de pior. São tantas podridões que tem se encarar que beira a irrealidade que nenhum cidadão poderia imaginar. A narrativa convence pela verossimilhança plausível, dando um embassamento que nenhum literato poderia adquirir estando longe de um cenário real que é a rotina policial paulista
Anúncios

2 thoughts on “Ponto Quarenta – A Polícia para Leigos, de Roger Franchini – Resenha de livro

  1. Parece interessante. Comecei a ler o livro Matar Alguém do mesmo autor e não estou achando interessante até o momento

    • É verdade? Eu quase comprei esse que vc está lendo. Apesar que está na minha lista pra ler tb. Acho que depois que ler esse, vou poder comparar com os dois. Obrigada Thiago

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s